Macelly Veras derrota máquinas municipal, estadual e federal ao vencer a prefeitura de Maués

Compartilhe:
Quando atacada, Macelly respondia com resiliência, apenas reforçando a verdade de sua trajetória de vida e de suas lutas políticas
Quando atacada, Macelly respondia com resiliência, apenas reforçando a verdade de sua trajetória de vida e de suas lutas políticas

Macelly Veras, do PDT, foi eleita prefeita de Maués com 54,69% dos votos válidos, o que totaliza 16.544 votos. Ela não apenas faz história como a primeira mulher a assumir a prefeitura da Terra do Guaraná, mas também por derrotar, de uma só vez, as máquinas municipal, estadual e federal.

Resiliente, Macelly encontrou no povo de Maués sua maior base de apoio frente ao prefeito Júnior Leite, que comandava a máquina municipal e coordenava a campanha de Mazzini Leite. Além disso, enfrentou o governador Wilson Lima, que controlava a máquina estadual, e o presidente Lula, representando a máquina federal, já que o PT, partido do presidente, havia indicado o vice-prefeito na chapa derrotada. Inclusive, o filho de Lula, Luis Claudio Lula da Silva, participou ativamente da campanha em Maués, ao lado do presidente do PT no Amazonas, Sinésio Campos, a bordo de um avião King Air.

Máquina

A dinastia dos “Leites”, que detinha mandatos de prefeito ou vice-prefeito desde a eleição de 1992, há mais de 30 anos, sofreu uma derrota contundente. Mesmo utilizando recursos como carros, motos, helicópteros, balsas e lanchas, não conseguiram evitar a vitória de Macelly.

Ela somente de rabeta e com equipe reduzida percorreu as comunidades rurais, para escutar os anseios dos ribeirinhos, esteve na área indígena e conheceu os clamores do povo sateré. As máquinas tinha rancho, dinheiro, ofertas de emprego e outras benfeitorias. 

Macelly Veras derrota maquinas municipal estadual e federal ao vencer a prefeitura de Maues 1

A prefeita eleita soube escapar de todas as armadilhas desde a pré-campanha, unindo grupos e figuras da oposição, sempre deixando claro que o principal objetivo era uma verdadeira mudança para Maués, algo que refletia o sentimento da população. Quando atacada, Macelly respondia com resiliência, apenas reforçando a verdade de sua trajetória de vida e de suas lutas políticas.

Pegou de surpresa até as últimas pesquisa de intenção de votos, divulgadas pela assessoria do prefeito Júnior Leite, que dava vitória certa para Mazzini. O que não ocorreu. 

Articulação Macelly Veras

Ela contou com apoio externo, além do voto popular, como o do prefeito de Boa Vista do Ramos, Eraldo CB; do deputado federal Saullo Vianna; do deputado federal Silas Câmara; do deputado federal Fausto Júnior; do deputado estadual Thiago Abrahim; do deputado estadual João Luiz, entre outros.

O empresário Paulo José Batista Almeida, conhecido como Paulo PP, seu vice-prefeito, filiado ao Partido Renovação Democrática (PRD), também foi uma peça-chave para a vitória. Também articulou apoio do ex-deputado federal Humberto Michilles, do ex-prefeito Miguel Belexo e do ex-deputado Alfredo Almeida 

A coligação de Macelly e Paulo PP, “UNIDOS POR MAUÉS”, formada por PRD, PP, PSB, AVANTE, DC, Federação PSDB/Cidadania, PDT, PODE e MOBILIZA, elegeu três vereadores: Renata Raitez, Igor CB e Professora Iara Silva. No entanto, a base de apoio à prefeita eleita deve ser ampliada até a posse, que acontecerá no dia 1º de janeiro de 2025.

Macelly Veras derrota maquinas municipal estadual e federal ao vencer a prefeitura de Maues

Equilíbrio, persistência, paciência, resiliência, sabedoria e a habilidade de ouvir foram, sem dúvida, as qualidades que levaram Macelly a conquistar a confiança dos eleitores de Maués e a fazer história.

PAM1.COM.BR

(92) 991542015

Fotos: Jonas Batistas

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página