O prodígio indiano de 18 anos Gukesh D é o novo campeão mundial da FIDE e o 18º na linha de campeões, o mais jovem da história.
Em uma reviravolta dramática e inesperada, quando parecia que o jogo final estava caminhando para um empate e os tiebreaks eram inevitáveis, o campeão Ding Liren cometeu um erro enorme no lance cinquenta e cinco e foi forçado a desistir três lances depois. O resultado final da partida é 7,5-6,5 para Gukesh D.
Vamos dar uma olhada mais de perto no que aconteceu esta tarde na décima quarta e última partida do Campeonato Mundial da FIDE de 2024, apresentado pelo Google.
A história nem sempre se repete. A emocionante partida clássica de 14 jogos do Campeonato Mundial do ano passado entre Ding Liren e Ian Nepomniachtchi terminou empatada em 7-7 e foi decidida no tie-break rápido. Ao vencer o quarto jogo rápido em grande estilo, Ding se tornou o 17º Campeão Mundial.
O jogo começou pontualmente às 17h, com Maurice Ashley apresentando os jogadores para centenas de fãs no local. O primeiro movimento cerimonial foi realizado pelo Professor Hsu Li Yang, um acadêmico distinto da Universidade Nacional de Cingapura (NUS). Além da ciência, o Professor Hsu também é apaixonado por xadrez. Ele obteve o título de Mestre Internacional em 1994 e atualmente atua como Presidente da Federação de Xadrez de Cingapura.
Pela segunda vez na partida, o campeão abriu o jogo com 1.Cf3 – a abertura Reti. O desafiante defendeu com 1…d5, sua principal resposta, que ele também empregou nas partidas 4 e 12 (por meio de uma ordem de movimentos diferente). O comentarista GM David Howell observou rapidamente: “Não há muitas linhas de força nessa variação, então provavelmente veremos a maioria das peças no tabuleiro durante a maior parte do jogo.”
Para esta partida importante, Ding preparou um fianqueto do lado do rei, seguido por um rápido 4.d4 – o Grunfeld Invertido! “Ding é um grande especialista no Grunfeld com as Pretas: ele agora está jogando um Grunfeld Invertido – uma imagem espelhada total, mas com um movimento extra para as Brancas”, explicou a co-comentarista IM Jovanka Houska na cabine de comentários.
A preparação de abertura de Gukesh nesta partida foi de primeira. Ele atacou a ideia relativamente nova 6…Cg-e7, tentando melhorar a linha principal 6…Bc5, que foi jogada algumas vezes por seu colega indiano, o GM Praggnanandhaa. Ding decidiu jogar pelo seguro, tentando garantir uma pequena vantagem de abertura sem correr riscos significativos.
Até o presidente da FIDE, Arkady Dvorkovich, deu sua opinião sobre a posição em sua entrevista com Howell e Houska: “A escolha de abertura de Ding era esperada, mas Gukesh jogou uma variação que ninguém esperava. Claro, tudo vai depender da motivação dos jogadores e se Ding está pronto para uma grande luta hoje, ou se ele quer jogar pelo seguro: em todo caso, acho que há muita vida nessa posição.”
Dvorkovich também ficou muito agradecido ao país anfitrião: “Cingapura é um lugar lindo para qualquer coisa, mas para o Campeonato Mundial em particular, pois combina todos os tipos de culturas e o xadrez é exatamente sobre isso, unir as culturas.”
Ding teve a chance de jogar agressivamente para vencer e encerrar a partida. No entanto, o campeão optou por garantir uma pequena vantagem inicial, se possível, mas sem incorrer em grandes riscos. Como as classificações rápidas e blitz de Ding (2776 e 2785) são muito maiores do que as de Gukesh (2654 e 2615), a maioria dos analistas considerou o GM chinês o favorito nos potenciais tiebreaks de amanhã.
Um dos dois momentos-chave do jogo ocorreu logo na abertura. Em vez de 14.Qe2, que de acordo com os engines poderia ter prometido uma vantagem pequena, mas estável, Ding Liren optou por 14.b3, o que permitiu que Gukesh empatasse imediatamente.
Daí em diante, os oponentes mantiveram uma precisão quase perfeita de quase 100%. Eles começaram a trocar algumas peças menores e pareciam contentes com o empate. Ainda assim, o desafiante tentou de tudo para manter o jogo e obter algumas chances de vitória, mas simplesmente não parecia o suficiente.
No lance vinte e nove, Ding decidiu sacrificar um peão, para garantir a troca de rainhas e torres. Embora as brancas estivessem com um peão a menos, a partida estava claramente caminhando para um empate.
Ding estava se mantendo firme, mas quando a maioria dos analistas e jornalistas no centro de mídia já estavam preparando suas reportagens com o sorteio e os desempates, o desastre aconteceu para o campeão.
Em um esforço para forçar um saque rápido, ele ofereceu uma troca de torres em f2 em um momento inapropriado. “Fiquei totalmente em choque quando percebi que cometi um erro”, explicou Ding na coletiva de imprensa pós-jogo.
Coloque-se no lugar de Gukesh. Você consegue encontrar o plano vencedor?
Após a troca de torres seguida por 56…Bd5!, o rei terminando com o peão extra está vencendo e Ding teve que desistir. Gukesh não conseguia acreditar em seus olhos quando Ding Liren errou com 55.Tf2: “No primeiro momento, não vi que estava vencendo. Quando percebi que estava vencendo, foi o melhor momento da minha vida.”
Ding Liren reconheceu dolorosamente sua derrota: “Acho que joguei meu melhor torneio do ano. Poderia ser melhor, mas considerando a sorte de sobrevivência de ontem, é um resultado justo perder no final. Não me arrependo.”
Na coletiva de imprensa pós-jogo, Gukesh compartilhou sua apreciação por seu oponente: “Todos nós sabemos quem é Ding, ele tem sido um dos melhores jogadores do mundo por vários anos e vê-lo lutando, e ver a luta que ele deu, mostra o verdadeiro campeão que ele é e para mim, ele é o verdadeiro campeão mundial.”
“Nos últimos dois anos ele não esteve na melhor forma, mas lutou como um verdadeiro campeão; ele deu um grande show e eu gostaria de agradecê-lo”, acrescentou Gukesh.
“Desde os meus sete anos, tenho vivido esse momento, já faz dez anos. Todo jogador de xadrez quer experimentar esse momento e não tem a chance. Estou vivendo meu sonho”, disse o exultante novo campeão mundial.
FICHA TÉCNICA, Jogo 14, Campeonato Mundial FIDE:
Branco: Ding Liren
Preto: Gukesh D
Resultado: 0-1
Duração do jogo: 58 movimentos
Abertura: Zukertort
Variação de abertura: Grunfeld invertido
Pontuação da partida: 7,5–6,5 (para Gukesh D)
Embora o Campeonato Mundial da FIDE seja o palco central, os organizadores locais, juntamente com a FIDE, organizaram uma ampla gama de eventos paralelos para todos os fãs que vierem a Sentosa para a partida.
Sobre o evento
O campeão mundial Ding Liren, representando a China, e o desafiante Gukesh D, da Índia, se enfrentaram em uma partida de xadrez clássico de quatorze jogos. O jogador que marcar 7,5 pontos ou mais vence a partida, levando a maior parte do prêmio total de US$ 2,5 milhões.
A partida foi realizada no luxuoso Resorts World Sentosa e transmitida ao vivo com comentários de especialistas no canal da FIDE no YouTube .
Por FIDE