O PRTB acredita que poderá filiar o senador mineiro Cleitinho Azevedo em breve. Atualmente, o político integra o Republicanos, mas foi eleito em 2022 pelo antigo PSC.
Segundo o presidente do PRTB, Leonardo Avalanche, Cleitinho tem condições de concorrer ao governo de Minas Gerais em 2026.
“Cleitinho é bastante influente nas redes sociais, com grande participação popular em todo Brasil, o que tem qualificado ele em primeiro lugar em todas as pesquisas para governador de Minas Gerais”, afirmou, em manifestação espontânea à CNN.
Avalanche também disse que o senador está à disposição para uma possível candidatura à Presidência da República, seja como presidente ou vice-presidente.
“O senador Cleitinho também está qualificado para ser candidato a presidente da República ou numa composição ser Vice-Presidente na chapa com Pablo Marçal ou com Gusttavo Lima. Conversei com ele e deixou seu nome à disposição para Presidente da República contribuindo para o audacioso projeto de restauração da nação brasileira.”
Nos dias de hoje, o PRTB não possui representantes na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal. Nos últimos pleitos elegeu sete deputados estaduais e 96 vereadores em todo o Brasil.
À CNN, o senador Cleitinho confirmou que vem tendo conversas com as lideranças do PRTB e ressaltou a vontade de conquistar um cargo no Executivo em 2026, podendo ser o governo mineiro ou a presidência.
O republicano disse que possui experiência de vereador, deputado federal e de senador e que está preparado para um desafio maior.
Também se avaliou como um político “que fala a língua do povo, tem empatia pelo próximo e que consegue ser ouvido pela direita e pela esquerda”, segundo ele, fatores importantes para uma eventual disputa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Gusttavo Lima ou Pablo Marçal?
Desde as eleições municipais de 2024 em São Paulo, a principal liderança da sigla é o empresário Pablo Marçal. Inclusive, em uma pesquisa sobre possíveis candidatos à Presidência da República, encomendada pela Quaest, o ex-coach apareceu na segunda colocação, com 18%.
Mesmo assim, o PRTB trabalha para trazer o cantor Gusttavo Lima que, recentemente, anunciou o desejo de concorrer ao executivo federal e recebeu as boas-vindas de Marçal.
“Estamos firmes com Pablo Marçal e juntamente com ele estamos fortalecendo o PRTB. […] Nosso propósito é trazer todos para o partido e juntos construirmos a melhor candidatura para 2026 e dentro desse seleto grupo montarmos a candidatura de presidente, vice-presidente, governadores e senadores construindo assim uma das maiores bancadas de deputados federais em 2026”, finalizou Avalanche.
Por CNN Brasil