O setor primário do Amazonas celebra um novo momento de crescimento com investimentos do Governo do Estado, que incluem a entrega de recursos, equipamentos e editais voltados para a categoria. Entre os beneficiados está Samuel Albuquerque, produtor de vassouras de piaçava, que agora conta com uma nova máquina capaz de produzir 50 dúzias de peças por semana, diversificando os modelos e ampliando a capacidade de sua pequena fábrica. Atualmente, Samuel emprega diretamente quatro pessoas e indiretamente cerca de 20.
“A gente trabalha na capital já há oito anos, gerando emprego e renda, abastecendo mercados e feiras. Com essa nova aquisição, nossa produção vai melhorar ainda mais”, afirma Samuel.
As ações foram realizadas nesta sexta-feira (10/01) no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira, km 2 da rodovia BR-174. O pacote de medidas do Governo do Amazonas inclui também o apoio a 15 instituições socioassistenciais, que receberam alimentos provenientes da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovendo segurança alimentar para milhares de famílias.
As entidades receberam alimentos com abóbora, banana pacovã, couve, alface, macaxeira, melancia e milho adquiridos de 25 produtores rurais. A Legião da Boa Vontade, que atende mais de 200 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos com atendimento de assistência social, foi beneficiada.
“Essa doação do PAA vai ajudar na refeição das nossas crianças, adolescentes e idosos, já que a gente serve café da manhã, almoço, lanche e janta, e também grande parte dessa doação a gente divide para essas famílias”, afirmou Thaísa Porto, representante da instituição.
Mais de 40 produtores também foram beneficiados com a entrega de 35 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 10 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF).
Eva Chaves, produtora de cupuaçu na zona rural de Manaus, foi uma das contempladas com o CPP, que oferece benefícios como acesso a políticas públicas, crédito rural, e isenção de ICMS na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos. “Para mim, é uma honra receber isso. Ser agricultora familiar é uma honra, e me sinto muito satisfeita”, celebra Eva.
Incentivo aos produtores
O Governo do Amazonas lançou um edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Emergencial no valor de R$ 5 milhões, destinado a apoiar produtores rurais afetados pela estiagem em diversos municípios. No evento, também foram entregues nove casas de farinha para associações credenciadas e anunciados dois novos editais para a distribuição de mais 60 casas de farinha em 2025, fortalecendo a agricultura familiar.
Além disso, como incentivo à piscicultura, 100 mil alevinos foram distribuídos a produtores de Manaus, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo. O evento também marcou a entrega de duas máquinas de fabricar vassouras e 40 motocicletas ao Idam, melhorando os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O Centro de Tecnologia, Produção e Conservação dos Recursos Pesqueiros do Amazonas (CTPC Balbina), em Presidente Figueiredo, recebeu uma caminhonete para reforçar suas atividades.
Por Agência Amazonas