O Ibama publicou uma portaria que autoriza a contratação de brigadas federais temporárias para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais em 24 estados e no Distrito Federal. A medida permite que o Prevfogo, órgão ligado ao instituto, organize equipes em mais de 100 municípios.
As brigadas serão formadas por diferentes composições, com estruturas que variam entre 10 e 36 brigadistas, dependendo da necessidade local. Municípios como Porto Velho (RO), Altamira (PA), Humaitá (AM), Serra Talhada (PE), Boa Vista (RR) e Grajaú (MA) estão entre os locais onde o reforço será maior.
Além dos brigadistas, a portaria também autoriza a contratação de:
- Agentes federais de informação em 19 cidades;
- Brigadistas e chefes de esquadrão para queima prescrita;
- Supervisores estaduais e federais para apoiar a coordenação das ações.
Algumas equipes terão foco no manejo integrado do fogo, que inclui o uso planejado de queimadas controladas. Também haverá brigadas especializadas de pronto emprego em cidades como Brasília (DF), Corumbá (MS), Rio de Janeiro (RJ) e Tocantínia (TO).
Com essa autorização, o Prevfogo já pode iniciar o processo seletivo e organizar a logística para que os brigadistas estejam em campo antes do início do período mais crítico das queimadas.
A nova portaria revoga normas anteriores sobre o tema, atualizando os critérios para contratação e atuação das brigadas.
PAM1.COM.BR
Texto: Matheus Lima