O deputado estadual Cabo Maciel (PL), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reuniu-se com o diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Fábio Albuquerque, para discutir a ampliação da oferta de cursos profissionalizantes e a garantia de transporte escolar para as comunidades indígenas dos rios Canumã e Mari-Mari, no município de Borba.
Acompanhado do coordenador de área da Secretaria de Assuntos Indígenas de Borba, Lindivan Vilaça, o parlamentar reforçou a importância de incluir essas comunidades nos programas de capacitação do Cetam. A proposta prevê a oferta de cursos adaptados às realidades locais e medidas para assegurar o deslocamento dos alunos até os polos de ensino.
“Estamos falando de populações que precisam ser incluídas no desenvolvimento do estado. Capacitar, apoiar e dar condições de acesso é um dever nosso. Estou aqui para garantir que isso chegue até o interior”, afirmou Cabo Maciel.

O diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque, destacou a relevância da articulação com o parlamento para a ampliação da educação profissional no interior. “A parceria com deputados comprometidos com a inclusão e o desenvolvimento regional, como o deputado Cabo Maciel, é essencial para que possamos alcançar comunidades mais afastadas com educação de qualidade”, afirmou.
Com a iniciativa, Cabo Maciel reforça o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas para os povos indígenas do Amazonas, promovendo a inclusão social por meio da educação profissionalizante e do acesso digno ao ensino.