A Prefeitura de Boa Vista do Ramos anunciou a regularização do abastecimento de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município a partir da próxima semana. A informação foi dada em entrevista na Rádio RCB, conduzida pelo comunicador e secretário Vicente Maciel, com a presença do prefeito Jarlem CB (PSD) e da secretária de Saúde, Lysandra Farias, dia 8 de julho de 2025.
Durante a entrevista, a secretária explicou que o desabastecimento temporário ocorreu não por falta de recursos, mas devido à burocracia que envolve o uso do dinheiro público. Ela reforçou que o compromisso da gestão é com a responsabilidade fiscal e o bem-estar da população.
“Quando você está em casa e falta arroz, você, se tiver dinheiro, coloca a mão no bolso e vai ali no supermercado comprar o arroz. No serviço público, não. Tudo é burocracia. Até porque você presta contas do dinheiro público para os órgãos fiscais. Então, nós temos de ter uma responsabilidade muito redobrada em relação a isso.”
Segundo Lysandra, a gestão se mobilizou rapidamente diante da situação e já tomou as providências necessárias para normalizar o atendimento
“O prefeito, muito preocupado com essa situação, nos autorizou a resolver através de uma compra emergencial de medicamentos. Já foi repassada esta semana, a ordem de fornecimento a todos os fornecedores e será resolvido.”
Medicamentos nas UBS
Ela destacou ainda que os recursos estão garantidos, e que o problema será solucionado nos próximos dias:
“Esperamos que isso realmente não possa acontecer mais. Queremos dizer que não é falta de dinheiro. Não temos muito, mas podem ter certeza de que o dinheiro do medicamento está lá, separadinho. É uma grande preocupação porque sabemos que a população depende quase 100% exclusivamente do SUS.”
“Faltando remédio, a gente sabe que prejudica a população. Mas não foi intencional, foram situações que fogem da nossa governabilidade. O prefeito, enquanto gestor maior, tomou todas as medidas cabíveis. A partir da semana que vem, volta a regularização de medicamentos nas nossas unidades básicas.”

O prefeito Jarlem CB elogiou publicamente a atuação da secretária, destacando sua postura firme e comprometida frente à responsabilidade de cuidar da saúde pública:
“Quero agradecer à secretária que está à frente de uma pasta que é a saúde, que lida com vidas, com o cotidiano da população, com várias demandas, com situações que muitas vezes fogem da nossa orçada. Mas, como secretária, você não se esconde. Você está à frente, você está aqui, mora aqui em BVR, está lidando com os problemas todos os dias , mas também buscando soluções. E é isso que faz toda a diferença.”
A gestão reforça que a saúde é prioridade e que todas as unidades básicas devem estar abastecidas nos próximos dias. A Secretaria de Saúde continuará acompanhando a situação de perto para garantir que os serviços sigam com qualidade e compromisso com o povo.
Texto: Hudson Lima
PAM1.COM.BR
(92) 991542015
Foto: Assessoria da BVR