Brasil conquista primeira medalha no Pan no mountain bike

Compartilhe:
José Gabriel Marques comemora o bronze em Santiago 2023 — Foto: Wander Roberto/COB
José Gabriel Marques comemora o bronze em Santiago 2023 — Foto: Wander Roberto/COB

José Gabriel Marques de Almeida conquistou neste sábado a primeira medalha do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. O ciclista de 28 anos de Poços de Caldas (MG) faturou o bronze no cross country olímpico (XCO), prova do mountain bike que faz parte do programa das Olimpíadas, fechando a disputa em 1h20m13. O ouro ficou com o canadense Gunnar Holmgren, com 1h17m59, e o chileno Martín Vidaurre levou a prata, com 1h18m52. O brasileiro Ulan Galinski fechou a prova em quarto lugar.

A conquista é a mais importante da carreira de José Gabriel, que disputou o Campeonato Mundial de Ciclismo de 2023, realizado em Glasgow, na Escócia, e ficou em 57º lugar no cross country olímpico. Além da medalha, o brasileiro conquista importantes pontos no ranking olímpico, que classifica para os Jogos de Paris 2024, e no qual ocupa hoje a 66ª colocação. A medalha foi a quinta do Brasil no mountain bike na história dos Jogos Pan-Americanos – o país tem agora três pratas e dois bronzes na modalidade.

Neste sábado, José Gabriel largou bem e mostrou bom domínio do circuito no Club Deportivo Universidad Catolica, fechando a primeira volta em segundo lugar em 10min58, apenas um segundo atrás do líder, o chileno Martín Vidaurre. O brasileiro acabou caindo para a terceira colocação na segunda volta após ser ultrapassado pelo canadense Gunnar Holmgren, mas seguiu colado nos dois rivais. Na terceira volta, José Gabriel viu o chileno e o canadense se afastarem, mas manteve o terceiro lugar fechando em 33min31, 23 segundos atrás dos líderes.

mtb santiago 3

José Gabriel Marques em ação no cross country olímpico do MTB — Foto: Wander Roberto/COB

A distância para os líderes aumentou na quarta e quinta voltas, enquanto os rivais travavam uma disputa acirrada pela primeira colocação. Ao mesmo tempo, José Gabriel via sua vantagem para um grande grupo de perseguição, que brigava pelo quarto lugar, diminuir. Sem cometer erros e mantendo um ritmo forte, o brasileiro permaneceu firme e não chegou a ter sua posição no pódio ameaçada, fechando a disputa em 1h20m13. O país ainda fechou a disputa com uma dobradinha, já que Ulan Galinski cruzou a linha de chegada logo atrás de José, com 1h20m31, na quarta colocação.

– É inexplicável. Era um sonho, sonho realizado. Primeiro medalhista brasileiro, vai ficar marcado na minha carreira. Representar o Brasil e estar entre os melhores é surreal – disse José Gabriel.

Por Ge

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página