O wrestling brasileiro conseguiu a sua segunda medalha de ouro na história do Pan-Americano. Giullia Penalber foi campeã na categoria até 57kg estilo livre nesta quinta-feira ao vencer a canadense Hannah Taylor por desempate após 6 a 6 nos dois rounds.
A luta começou mais estudada com pouca ação no primeiro minuto, mas um take down da brasileira e uma resposta imediata da canadense colocou o placar em 2 a 2 antes do fim do primeiro round. Na segunda etapa, as atletas foram para o ataque, mas com uma momentânea passividade de Giullia, o placar ficou 3 a 2 contra a brasileira. No entanto, assim que a luta retornou, a brasileira fez um take down de 4 pontos e abriu 6 a 3. A partir daí, a estratégia da canadense foi tirar Giullia do tatame, movimento conseguido em três oportunidade, fazendo 6 a 6. Mas a brasileira acabou com o ouro, pois no critério de desempate, pois fez o take down mais valioso.
Giullia Penalber chegou ao Pan 2023 como uma das principais favoritas da categoria, mas levou um susto logo na estreia. Em luta válida pelas quartas de final, a americana Xochitl Mota-Pettis abriu 5 a 0 logo no início. Mas, a brasileira conseguiu um encostamento na sequência, finalizando a luta. Pela semifinal, Giullia venceu a cubana Angela Alvarez. O início foi amarrado, até a brasileira conseguir projetar a adversária, conseguindo o encostamento.
O primeiro ouro do Brasil aconteceu no Pan de 2015, em Toronto, conquistada por Joice Silva na categoria até 58kg estilo livre. Além desses dois ouro, o Brasil tem seis pratas e sete bronzes.
Por Ge