Cerca de 160 pequenas e médias empresas do setor de setor de óleo, gás e energias renováveis do Amazonas participaram, nesta quarta-feira (6), do Roadshow – Encontro com Fornecedores Petrobras – promovido em parceria com o Sebrae Amazonas. O evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), no centro de Manaus. A iniciativa teve o objetivo de apresentar informações aos empresários da região sobre as atividades da estatal e os processos para se tornarem fornecedores da petroleira.
Durante a solenidade de abertura, a superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessôa, ressaltou a relevância do encontro para os empreendedores locais e o papel do Sebrae na qualificação das pequenas empresas fornecedoras da cadeia produtiva.
A Superintendente destacou ainda, que o seminário levará ao conhecimento do mercado local, os projetos de operações da Petrobras no Amazonas, e, especialmente, os gaps de fornecimento que levam muitas vezes a estatal a comprar de empresas de outros estados.
A diretora técnica, Lamisse Said da Silva Cavalcanti e a diretora administrativa e financeira, Adrianne Antony Gonçalves, também estiveram presentes no encontro. Para representar a Petrobras, o evento contou com a presença do gerente executivo de Terra e Águas Rasas, Francisco Alves de Queiroz Neto; o assessor da Presidência da Petrobrás, Marcelo Ramos; o gerente da Unidade de Negócios de Produção da Amazônia, Stênio Galvão.
O assessor da presidência da estatal falou sobre o comprometimento da Petrobras no segmento de Petróleo, Gás e Energia do Amazonas.
Segundo o relatório de sustentabilidade da corporação, só na estatal, há mais de 105 mil empresas contratadas para realizar as atividades. Ao mencionar o processo para o cadastro de fornecedor para a petroleira, a corporação disponibiliza ao empresário toda a etapa de cadastro de forma online no Portal Petronect.
O roadshow também incluiu palestras sobre ‘Oportunidades e Projetos’, ‘Como obter financiamento por meio do programa ‘Mais Valor’ da Petrobras, que já movimentou, em quase três anos, cerca de R$ 20 bilhões em crédito concedido a fornecedores, além de apresentações sobre o programa ‘Conexões para Inovação’, voltado para intensificar a integração com ecossistema de inovação do país.
Dados do Sebrae apontam que as operações na Petrobrás têm o potencial de alcançar 25% das micro e pequenas empresas do país, a partir do fornecimento direto e indireto de produtos e serviços, podendo beneficiar os segmentos de transporte, construção, montagem, higienização de uniformes, segurança, elaboração de projetos, startups, entre outras.
Por Agência Sebrae