DA REDAÇÃO: Antes de se tornar três vezes deputado estadual no Amazonas e uma vez deputado federal em Brasília, o político Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Bisneto, conhecido como Arthur Bisneto, iniciou sua carreira como vereador na eleição de 2000 em Manaus. Nessa ocasião, foi eleito pelo PSDB com 5.789 votos. Bisneto é filho do ex-senador, ex-ministro e ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto.
Ele também conquistou o título de deputado federal mais votado do Amazonas na eleição de 2014, com 250.916 votos, a maior votação de um candidato a deputado federal em todo o Brasil (15,3%) naquele pleito.
Em entrevista ao PAM1.COM.BR, Arthur Bisneto afirmou, na quarta-feira, dia 20 de dezembro de 2023, que considera natural o seu retorno ao cenário político manauara. Contudo, ressalta que está avaliando a situação, mas o projeto em disputar a Câmara de Manaus é cada vez mais maduro.
“Sobre 2024, ainda estudo o meu caminho. Converso sempre com muita gente. Tenho um perfil agregador e sem extremismos. Parece muito natural uma volta à política ano que vem, ainda mais porque não saí pela porta dos fundos, como acontece com a maioria. Ainda estou avaliando o impacto disso na minha vida pessoal e familiar. Fui vereador em 2000. Tenho certeza de que estou no meu melhor momento em termos intelectuais, de maturidade e tranquilidade. Sei que tenho muito a contribuir e penso seriamente nesse retorno. Nunca fui ‘caça mandato’. Por isso, tratarei tudo com muita serenidade. Tenho tempo para definir o que farei. Todas as minhas decisões serão consequentes”, afirmou Bisneto.
Bisneto adianta que, independentemente de qualquer aliança ou posição de Arthur Neto, deverá fazer a escolha do caminho a seguir por conta própria. “Seja qual for o cenário, eu vou decidir, pois o nosso projeto é realizar uma pré-campanha e campanha diferentes. Vou escutar meu pai e conversar. Mas estou maduro e preparado para prosseguir no nosso projeto político independente. Quero apresentar à população um candidato de carne e osso, e não apenas um candidato moldado por marqueteiros, de santinhos, cartazes e efeitos das redes sociais ou efeito de televisão. Vou ao encontro da população”, diz.
Arthur Neto pai
Indagado sobre qual cargo o ex-prefeito Arthur Neto deverá disputar na eleição de 2024, se executivo novamente ou uma vaga de vereador em Manaus, Arthur Bisneto refuta dizendo que não é o momento de apresentar a estratégia do ex-senador.
“Temos conversado bastante. Mas, nesse momento, qualquer estratégia exposta só enfraquece a todos. Há nele (Arthur Neto) sempre acesa a chama da política, e seu nome sempre será fortíssimo para qualquer candidatura em Manaus, principalmente. Daí pra algo acontecer, tem muita coisa pra rolar. O tempo é o meu e o maior aliado dele também nesse momento”, afirmou Bisneto.
Avaliação sobre o PSDB
Arthur Bisneto faz parte da executiva do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) desde jovem, exercendo a presidência do PSDB no Amazonas. No entanto, com a saída do pai dele, Arthur Neto, do partido no ano passado, Bisneto também avalia sua permanência no ninho tucano, que é comandado atualmente no Amazonas pelo senador Plínio Valério.
“Preferi continuar no PSDB. Nunca estive em outro partido. O PSDB era um partido polo no país e hoje, não passa de um partido de médio para pequeno. Não é mais o partido de FHC, Mário Covas, mas um partido sem referência. Não sei se deve ser mais a minha casa”, comentou.
Cenário de Manaus
Avaliando o cenário político de Manaus, Arthur Bisneto afirma que, além do prefeito David Almeida, observa uma movimentação crescente do deputado estadual Roberto Cidade, presidente da Aleam, e do deputado federal Amom Mandel.
“A cada dia, o prefeito David Almeida tem tudo nas mãos para ganhar a reeleição. Mas a cada dia que passa, também tem menos chance de vencer, pois precisa ouvir a cidade. O Roberto Cidade ganhou corpo político e deve ser o candidato do governador (Wilson Lima) e vem demonstrando grande articulação. Amom Mandel, uma parcela grande da população eleitoral o quer como candidato. Teremos ainda um candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e esse candidato terá muitos votos em Manaus. Alguns nomes vão aparecer e ficar no meio do caminho. Tem muita coisa a rolar até a eleição”, afirma.
Arthur Bisneto também avaliou a atuação do prefeito David Almeida junto à Câmara de Manaus, que entre os meses de outubro e novembro teve inúmeros atritos institucionais. Dessa forma, sugere que em 2024 seja fundamental existir um pacto com a CMM pela governabilidade.
“Já tentei, humildemente, aconselhar o prefeito (David) em algumas situações. Fiz isso pela experiência que tenho e boa vontade com a nossa cidade. Fiz isso em particular e fiz outro dia publicamente. Sabe o que estraga a cabeça de qualquer político? A redoma feita de gente que só está lá pra concordar e se dar bem com isso, os famosos puxa-sacos. Isso está fazendo mal a ele, como fez mal a mim e faz mal a todos. Ele precisa enxergar além dos muros que essas pessoas impõem a ele. Gosto dele pessoalmente, mas acho que ele tem que acordar e entender que lua de mel termina rápido e Manaus não é uma cidade tão simples de ser administrada. É fundamental um pacto com a CMM pela governabilidade. E isso não é fazer a vontade de vereadores por votos em pautas do interesse da PMM. É mostrar que respeita a CMM, levando demandas sem espinhos, como parece ter acontecido no caso desse empréstimo, e saber se fazer respeitar, ao mesmo tempo, em relação aos mesmos vereadores da CMM”, avalia.
A última eleição que disputou foi em 2014, quando foi eleito com mais de 250 mil votos para a Câmara Federal. Agora, como empresário, Bisneto afirma ter aprendido muito do outro lado da política partidária. “Tenho formação política partidária, experiência de campanha política e de articulação. Mas como empresário, também vivencio e aprendo muito sobre o cotidiano das pessoas. Eu vejo a realidade do lado daqui. Eu sei a forma que o funcionário sai da empresa. Eu sei e vejo a forma como o transporte coletivo está em Manaus hoje. Ninguém precisa ficar fazendo minha cabeça em relação a isso. Eu não sou hipócrita ou falso moralista. É uma outra visão, de um outro lado que, às vezes, passa despercebido pelo agente público ”, diz.
Bisneto também pretende ser propagador de campanhas educativas de vida mais saudável. “Mudei muito de vida, estou há tempos focado nos exercícios físicos, academia, praticando Beach tênis, estudando, estou zero álcool, tirei qualquer tipo de bebida alcoólica da minha vida. Curtindo mais a família, meus filhos, meus animais de estimação. Por isso, também quero abordar esses temas dialogando com as famílias, pois é necessário tratar abertamente desse tema”, afirma.
O último cargo público de Arthur Bisneto, que tem 44 anos de idade, foi Secretário-Chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus até dezembro de 2020.
PAM1.COM.BR
(92) 991542015