A cultura vive novos tempos em Nhamundá, esta semana o município esteve presente na 4ª Conferência Nacional da Cultura (CNC), que teve como tema “Democracia e Direito à Cultura”, realizada em Brasilia de 4 a 8 de março. O evento reuniu representantes culturais de todo o país.
A Conferência Nacional de Cultura (CNC) é um evento que debate e propõe diretrizes para a formulação de políticas públicas de cultura. O objetivo da CNC é fortalecer os alicerces da democracia e garantir os direitos culturais em todas as esferas do país. A conferência também visa harmonizar os direitos culturais com as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.
A secretária de Cultura de Nhamundá e delegada eleita na Conferência Estadual, Kethleen Guerreiro, comentou sobre a participação e representação do município no evento. “O objetivo de estarmos esses dias (de 4 à 8 de março) na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) foi justamente para dialogar sobre o planejamento e a execução das políticas públicas culturais, pautando a diversidade e a pluralidade dos municípios brasileiros. Diversos gestores e gestoras municipais de todo o Amazonas, assim como os fazedores e fazedoras de cultura do estado se fizeram presentes neste importante evento. Estamos vivendo uma fase muito importante de retomada, nós delegados e delegadas do Norte nos unimos para termos nossas propostas aprovadas e discutimos o fator amazônico”, ressaltou.
Kethleen destacou ainda o sentimento de estar participando e representando o município e o estado. “O sentimento é de dever cumprido. E estar aqui hoje como delegada eleita, não só representando o município de Nhamundá, mas também todo o Amazonas, é muito significativo”, comentou.
A CNC é promovida pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).
Ascom/PMN