A amazonense Letícia Frota, de 20 anos, é a grande vencedora da etapa “Beleza com Propósito” do Miss Mundo na 71ª edição do concurso de beleza, que aconteceu neste sábado (9), em Mumbai, na Índia. A etapa premia o melhor projeto social desenvolvido pelas misses durante o reinado.
Letícia teve o melhor desempenho entre as candidatas das Américas, e por conta disso, ganhou também o título de Miss Mundo Américas, uma vez que a candidata de Trinidad e Tobago foi classificada pela região do Caribe e foi quem disputou diretamente com Letícia uma vaga no Top 4 do concurso. Embora o Caribe faça parte do continente americano, a região foi separada do grupo das Américas e elencada como um território específico no ranking de classificação final do Miss Mundo.
Além da detentora da coroa máxima, o concurso também elege as “rainhas” de cada um dos seis grupos continentais. Ou seja, as candidatas com as melhores colocações destes grupos. Como Miss Mundo Américas, Frota vai participar de viagens e compromissos oficiais com a Miss Mundo eleita e as demais rainhas de cada grupo.
A vencedora do 71º Miss Mundo é Krystyna Pyszková, da República Tcheca. A vice-campeã é Yasmina Zaytoun, do Líbano, eleita Miss Mundo Ásia. Lesego Chombo, da Botsuana, recebeu o título de Miss Mundo África; e Aché Abrahams, de Trinidad em Tobago, recebeu o título de Miss Mundo Caribe. As misses completaram o Top 4 da disputa. Fora do grupo de quatro finalistas também estão as rainhas continentais Kristen Wright da Austrália, que se sagrou Miss Mundo Oceania; e Jessica Ashley, da Inglaterra, que se tornou Miss Mundo Europa.
Letícia é a primeira amazonense eleita Miss Brasil Mundo e também se classificou entre o Top 8 da disputa, que reuniu 112 candidatas ao todo. A única brasileira a ser eleita Miss Mundo foi a carioca Lúcia Petterle, em 1971. O Miss Mundo é o concurso de beleza mais antigo da história.
Frota afirma que vencer o “Beleza com Propósito” é a realização de um sonho. “Trabalhei arduamente em causas e projetos sociais desde que fui eleita Miss Brasil e ter o reconhecimento do trabalho desenvolvido é gratificante. Acredito que uma das principais características que uma miss deve ter hoje em dia é a vontade de fazer a diferença. Um título de beleza sem ações sociais, sem um esforço para mudar a vida daqueles que mais precisam, sem dar voz aos que precisam, não teria valor algum”, disse ela, em declaração exclusiva ao acritica.com logo após o concurso.
Como Miss Mundo Brasil, Letícia desempenha o papel de embaixadora da luta contra a hanseníase, e participa de um projeto social contra a fome no interior do Amazonas e na África, chamado “Amigos do Reino”. As viagens pelo mundo por conta dos projetos sociais renderam à modelo e estudante de Psicologia um encontro com o Papa Francisco, no Vaticano, onde recebeu sua bênção.
“O Papa Francisco é extremamente atencioso e carinhoso com cada pessoa que está ali. Na conversa, eu peguei em sua mão e pedi a benção dele em minhas ações sociais. E assim ele fez, me abençoando com carinho. O Papa me pediu para continuar com este trabalho, inspirando outros jovens a fazerem o mesmo”, disse Letícia, em entrevista a A CRÍTICA em fevereiro de 2023.
Com a proposta de também exaltar a cultura amazônica durante todo o confinamento do concurso, que teve início no dia 18 de fevereiro, a primeira amazonense a se tornar Miss Brasil Mundo levou para a competição um traje representando a Sinhazinha da Fazenda do boi-bumbá.
O traje, confeccionado pelo estilista amazonense Kaleb Aguiar, fez parte da apresentação de Frota na etapa “Dança das Nações”, onde cada miss desfila com uma indumentária que representa a sua região de origem. A vestimenta, feita na cor azul, fazia referência à arara azul, em alusão a preservação da fauna e da flora amazônica.
“Escolhemos o traje de ‘Sinhazinha da Fazenda’, que representa o charme, elegância e delicadeza, em homenagem ao maior Festival Folclórico do Norte do Brasil, que acontece em Parintins, no Amazonas. É sobre sentir orgulho e alegria por representar algo tão importante e grandioso. O Brasil é rico e diverso e mostrar isso é um dos meus papéis como Miss Brasil”, afirmou ela, em entrevista a A CRÍTICA cedida em fevereiro deste ano.
Antes de viajar para o confinamento do Miss Mundo, Letícia Frota concedeu entrevista para A CRÍTICA, onde falou sobre os projetos sociais desenvolvidos e sobre a preparação para a etapa final do concurso. Assista abaixo:
Por A Crítica