Eudson Pantoja Ribeiro causou um alvoroço em Parintins do tamanho dos temporais que costumam atacar as comunidades próximas da região do Varre Vento.
Neste dia 9, desde cedo as rádios e sites do município se puseram a divulgar o relato que o morador da comunidade Marajó fez do suposto naufrágio, com o sumiço de oito pessoas.
O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, não contou conversa. De imediato acionou o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Resgate, Saúde e Assistência Social, até com serviço funeral, e montou uma força-tarefa para socorrer as possíveis vítimas do naufrágio.
No local, contudo, constataram a falsa comunicação do acidente. Moradores das comunidades não acusaram o desaparecimento de ninguém das famílias ou até mesmo de conhecido.
O próprio Eudson Ribeiro teria afirmado horas depois, quando passou o efeito alcoólico, que mentiu e espalhou a fake news do naufrágio.
Dessa forma, a força-tarefa encerrou as buscas e retornou a Parintins.
Veja a ocorrência
CBI/CBMAM
3ª CIBM/Parintins
Guardiões da Amazônia
Cmt: Cap E. Almeida
SCmt: 1° Ten Geandro
Ch.NAT: 2° Ten Pinheiro
Coord. PROEBOM: 2° Ten. Lilian Barreto
OCORRÊNCIA OPERACIONAL:
N° 162/2024
NATUREZA DA OCORRÊNCIA:
Salvamento, Busca e Resgate
TIPO DE OCORRÊNCIA: Naufrágio
Local da Ocorrência: Comunidade do Varre-Vento, Rio Mamuru
Bairro: Zona Rural
Solicitante: Clerto Florêncio Rodrigues/Secretário Municipal de Saude.
VTR: Lancha Parintintin/Prefeitura Municipal de Parintins.
HORÁRIO
Saída: 11:04
Local: 11:50
Cia: 13:06
EQUIPES:
Corpo de Bombeiros: 1⁰ Ten BM Geandro e 2⁰ Ten BM Benoliel.
Defesa Civil: Márcio dos Santos.
Resgate Municipal: Ten BM RR Cardoso, Tec enf. Luciano , Tec enf. Ronan
SEMAST: Heuner Araújo, Jucimara Freitas (auxílio funeral).
SITUAÇÃO:
O solicitante pediu apoio em ação conjunta com outros órgãos para averiguar a informação divulgada nas redes sociais, rádios locais de um suposto naufrágio com desaparecimento em meio líquido de 08 vítimas, na região do Mamuru, Comunidade do Varre-Vento.
AÇÃO DOS BOMBEIROS:
As equipes chegaram na comunidade onde puderam colher informações com os moradores: Marli Oliveira Bittencourt , 51 anos; Sandriele Bittencourt , 20 anos e
Ednaldo Tavares da Silvia , 55 anos, os quais relataram que o cidadão Eudson Pantoja Ribeiro, morador da comunidade do marajó, estava com visíveis sinais de embriaguez alcoólica , quando relatou que por volta das 17:00 do dia 08/03/24 teria supostamente visto o naufrágio de uma canoa com 8 pessoas próximo à comunidade do Varre Vento, porém, segundo os moradores supracitados não houve outros relatos que confirmassem a afirmativa , e nenhuma família local observou falta de familiares ou conhecidos nesta data, e no dia seguinte o mesmo cidadão teria afirmado em entrevista à Rádio Clube que o fato não seria verdade. Não havendo motivos para iniciar uma operação de busca a equipe retornou a Parintins.
Por BNC Amazonas
Leia também Diretores de empresas de ônibus ligados ao PCC são presos em SP