No quinto dia da V Feira e Festa do Mel 2024, dentro das variadas programações, ocorreu o fortalecimento da literatura com o lançamento do livro “AWI`A: uma doce história”, de autoria do escritor, pedagogo e professor de intercultural indígena Roní Wasiry Guará.
Ele atua há mais de 20 anos como funcionário público na prefeitura de Boa Vista do Ramos.
O livro, aliás, teve total apoio do prefeito Eraldo CB, que fez questão de prestigiar o lançamento, ocorrido no dia 03 de maio de 2024, no Complexo montado para abrigar vários stands na Festa do Mel.
Livro “Awi`a: uma doce história” conta a história do Mel de Boa Vista do Ramos.
Segundo o autor da obra, Roní Wasiry Guará, no novo livro os personagens principais, os curumins João da área urbana e Riki da área indígena, contam tudo sobre o Mel de Boa Vista do Ramos.
O escritor também resgata a lenda da Boiuna e a discussão e luta épica entre “a cobra grande Mariquinha e a cobra grande Zé Uruá”, que antes da batalha eram irmãos unidos, mas depois cada qual viveu sua vida.
De leitura fácil e compreensão, o livro é uma enciclopédia para quem não sabe a diferença sobre a produção de mel e seus benefícios. Os desenhos ilustrados também fazem toda a diferença e situam o leitor com a narrativa do texto.
A palavra AWI’A, segundo Roní, significa “o bicho da doçura” na língua maraguá, que nós chamamos de abelhas.
“Os dois personagens principais foram inspirados no meu filho e no meu sobrinho, que trocam diálogos sobre vários aspectos de conhecimento mútuo de quem vive na cidade e de quem vive no interior. Fala sobre a produção e desenvolvimento do Mel. O cenário é a própria cidade de Boa Vista do Ramos. Nossa ideia é expandir para todas as escolas e chegar nas universidades”, contou Roní Wasiry Guará ao site PAM1.COM.BR.
O prefeito Eraldo CB festejou a obra, pois segundo ele, além de enriquecer a literatura, história e linguagem oral de Boa Vista do Ramos, é um registro de fato sobre o trabalho do Mel de Abelha. “Nossa linda cidade de BVR, o lugar mais doce da Amazônia e do Amazonas, agora tem mais uma obra para fortalecer o nosso Mel de Abelha. Agradeço a todos os organizadores desta magnífica obra e também ao autor Roní pela brilhante ideia. De nossa parte, como gestor e através da secretaria de educação municipal e secretaria de Cultura, iremos sempre apoiar”, comentou o prefeito.
Os organizadores do livro são: Coordenadoria Municipal de Meliponicultura; Adalberto do Nascimento Pinheiro, Arlindo de Oliveira Cardoso Neto, Joyce Alves de Matos, Messias Gomes Brasil, Regiane Viana Arruda, Valcely Lacerda. A capa do livro é do artista Robert Walton Gomes. A revisão foi feita por Valquiza Socorro Martins de Matos, coordenadora Municipal de Educação de Boa Vista do Ramos. O apoio gráfico é da Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista do Ramos, na pessoa do secretário Isaac Gadelha Maia.
Mais sobre o povo indígena Maraguá
Maraguá é um povo indígena que vive na região do rio Abacaxis, nos municípios amazonenses de Nova Olinda do Norte e Borba, território denominado Maraguapajy, o país dos Maraguás, com uma área em torno de 700 mil habitantes. Entre a Área Indígena Coatá-Laranjal e o parque florestal Pau-Rosa.
PAM1.COM.BR
Fotos: Hudson Lima
Vídeo: Hudson Lima/Mayara Carneiro
(92) 991542015