O amazonense Pedro Nunes estará nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O atleta de lançamento de dardo disputou no último domingo (30), o Troféu Brasil de Atletismo. A competição foi a última, a contar pontos para o ranking classificatório internacional, Road to Paris, onde o Pedro está na 17ª posição de 32 vagas.
O Amazonense é o primeiro representante do Estado a conseguir vaga nas Olimpíadas, desde Sandro Viana, bronze nas Olimpíadas de Pequim em 2008, que também disputou os jogos de Londres em 2012.
No Troféu Brasil, deste domingo, Pedro Nunes ficou com a medalha de prata ao lançar 73,93 metros. Quem garantiu a vaga olímpica pelo índice foi Luiz Mauricio da Silva, que lançou 85, 57 metros. No entanto, pelo ranking olímpico, o amazonense atualmente está na 17ª colocação e fica com a segunda vaga do país nos jogos, na modalidade.
Na categoria masculino, apenas dois atletas de cada país podem se classificar para os jogos na modalidade. A convocação oficial do amazonense para a seleção brasileira que viajará para os Jogos de Paris deve acontecer entre os dias 4 e 5 de julho.
Natural do munícipio de Parintins, aos 25 anos, Pedro era então o recordista brasileiro e sul-americano no lançamento da dardo – agora é Luiz Mauricio. Em maio, Pedro Nunes ficou a 39 centímetros de garantir a vaga de forma direta pelo índice olímpico, ao atingir a marca de 85,11 metros no Íbero-Americano e bater o recorde sul-americano.
Pedro Nunes se junta a Maria Fátima, paratleta amazonense que irá disputar os Jogos Paralímpicos de Paris, em agosto. Ambos fazem parte do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024 e recebem incentivo do Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte. Os Jogos Olímpicos de Paris começam no dia 26 de Julho e vão até 11 de agosto.
Por Ge