O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) vai realizar uma convenção no dia 03 de agosto de 2024 para oficializar Luis Picanço como candidato a prefeito de Barreirinha, na disputa da eleição majoritária. A convenção municipal emedebista será no Show Club na Pista, na estrada do aeroporto, a partir das 8h da manhã.
Luis Picanço faz oposição ao grupo do prefeito Glênio Seixas, por não compactuar com os desmandos contra a população. Luis afirmou que o prefeito, após mais de 7 anos e seis meses na prefeitura, conseguiu fazer apenas uma jornada de medicina na área de cardiologia decente, para tentar enganar o povo. Pois segundo ele, Barreirinha recebeu mais de R$ 700 milhões, dados do Portal da Transparência do Governo Federal, mas o prefeito Glênio não contrata nenhum médico especialista para atender a população.
O vereador Van Alexandrino também deverá ser oficializado como vice-prefeito na chapa de Luis Picanço. O senador Eduardo Braga, líder do MDB no Amazonas, estará presente no evento. Van é de família tradicional da política do município e seu avó já foi prefeito, quando o prefeito trabalhava mesmo em prol da população. “Agora o prefeito só vive em Manaus, assim como o candidato que ele apoia”, diz.
“Será uma festa popular. O prefeito está pressionando os funcionários e vigiando como um coronel de barranco com medo da reação do povo nas urnas. Mas a população de Barreirinha acordou, pois não tem médico, a maioria das comunidades rurais não recebe ajuda da prefeitura e faltam medicamentos básicos. O MDB vai demonstrar ser a alternativa para nossa população na eleição de 2024”, afirmou Luis.
Os candidatos e candidatas a vereador e vereadora também estarão no evento e terão os nomes homologados.
Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.
Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições). Conforme estabelece a Lei nº 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.