O Amazonas se aproveitou de um gol contra bizarro e venceu o Ituano por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, pela última rodada da Série B, no estádio Novelli Júnior, em Itu. O volante Rodrigo, do Galo de Itu, cabeceou contra o próprio patrimônio e marcou o único gol da partida, aos 14 minutos do primeiro tempo.
O Rubro-negro encerra o ano com mais uma derrota em uma temporada marcada por dois rebaixamentos. A Onça Pintada fica no meio da tabela ao final da competição.
Como termina?
O Amazonas chega aos 52 pontos e termina a Série B na 11ª posição, com campanha de 14 vitórias, 10 empates e 14 empates.
O Ituano, por sua vez, fica estacionado nos 37 pontos, com 11 vitórias, quatro empates e 23 derrotas. O Galo de Itu está na 18ª posição, mas ainda pode terminar na vice-lanterna, caso o Brusque vença o América-MG neste domingo, na Arena Independência, em Belo Horizonte.
E agora?
Ituano e Amazonas encerram a temporada de 2024 e viram a chavinha para o ano que vem. Ambos voltarão a campo em janeiro. Enquanto a Onça Pintada disputará o Campeonato Amazonense, o Galo de Itu jogará a Série A2 do Campeonato Paulista.
Primeiro tempo
Já rebaixado, o Ituano entrou em campo com agressividade e foi para cima do Amazonas. As duas primeiras grandes chances caíram nos pés do centroavante Álvaro, que chegou perto de abrir o placar, antes dos relógio chegar aos três minutos. Aos seis, Álvaro desperdiçou um contra-ataque promissor e errou o passe na tentativa de colocar Neto Berola na cara do gol.
A Onça Pintada pouco chegava, mas quando foi ao ataque inaugurou o marcador com uma ajudinha do volante adversário. Rodrigo cabeceou contra o próprio patrimônio e fez um gol contra bizarro aos 14 minutos.
O Galo de Itu sentiu o gol, e os visitantes cresceram na partida. As duas melhores oportunidades foram de Gustavo Ermel, que chutou para fora na primeira e parou em Wesley na segunda, entre os 31 e os 33 minutos. Depois, o ritmo caiu bastante, e o placar da etapa inicial terminou 1 a 0 para a equipe amazonense.
Segundo tempo
Depois de um começo extremamente lento, a primeira chance de impacto foi de Bruno Xavier, que girou e chutou sobre o gol defendido por Marcão. Três minutos depois, o atacante do Ituano teve outra oportunidade, na finalização parada por Marcão. Aos 27, o Amazonas criou uma boa chance, na cabeçada de Luis Felipe, que raspou a trave de Wesley.
Aos 35 minutos, Salatiel foi expulso apenas quatro minutos depois de entrar. Ele tomou um amarelo por uma falta dura e recebeu o vermelho na sequência por proferir uma reclamação mais forte contra a árbitra. Com um a menos, o Galo de Itu ficou sem reação e assistiu à Onça Pintada trocar passes, fazer o relógio passar e confirmar a vitória fora de casa.
Por Ge