Da Redação – Barreirinha viveu, entre os dias 28 e 30 de agosto, o XXXV Festival Folclórico, o maior evento cultural do município. A edição de 2025 alcançou números expressivos, com recorde de público.
A festa realizada pela prefeitura municipal, contou com o apoio do Governo do Estado, o que assegurou uma grandiosa estrutura logística para o Festival.
O prefeito de Barreirinha, Darlan Taveira, ressaltou a relevância cultural e econômica do Festival, exaltando o evento como um verdadeiro patrimônio da cidade e motivo de orgulho para todo o povo barreirinhense.

“É o primeiro festival como prefeito, mas ainda na gestão passada, acompanhamos por oito anos o Festival Folclórico, e a cada ano a gente trabalha para melhorar. Graças a Deus, esse ano, tivemos toda a notoriedade do lançamento do Festival em Manaus, o que deu uma vitrine para a nossa a festa e estamos colhendo os frutos, pelo conhecimento do povo, e isso só engrandece a cultura do nosso município e, principalmente, valoriza os nossos fazedores de cultura”, ressaltou o prefeito.
O secretário municipal de cultura, Anilson Pantoja, exaltou o apoio da prefeitura em fortalecer as festividades culturais do município.

“O Festival trouxe para Barreirinha um grande desenvolvimento cultural, artístico, assim como na questão da economia criativa. A secretaria tem trabalhado cada vez mais para manter esse investimento junto aos artistas, associações, e o resultado é exatamente essa grandiosidade que foi o Festival”, destacou.
Encontro das Torcidas
A festa começou com o Encontro das Torcidas, que mostrou a força e a paixão dos brincantes. O palco também recebeu o Concurso Mister Barreirinha, com sete candidatos que representaram a beleza, a juventude e o orgulho pela cidade. O título de Mister 2025 ficou com Matheus Senna, de 23 anos.

A programação seguiu com os shows da banda Rabo de Vaca, Sebastião Jr, Patrick Araújo e Gabriel Tavares.

Passagem de Som: o rumor da rivalidade
A sexta-feira foi marcada pela passagem de som dos Touros Branco e Preto, uma prévia da emoção que viria no dia do grande duelo.
Os Touros Preto e Branco contagiaram as suas torcidas, encantantando os visitantes na Princesinha do Ramos.
A grande disputa: vitória do Touro Preto
No sábado, o Touródromo viveu a disputa oficial entre os Touros.
O Touro Preto abriu a disputa com o espetáculo “Andanças” tema 2025 do bumbá. A apresentação contagiou a nação azulada, ao exaltar a resistência cultural de seu fundador, Paulo Beltrão, trazendo à arena a força dos quilombos, das tradições e da ancestralidade.
O Touro Branco fechou a noite do festival, com o tema “Feitos Imortais de Um Povo”, exaltando a memória e a resistência cultural amazônica. A apresentação emocionou os torcedores do Touro de Mestre Binica.
Após as apresentações, a expectativa tomou conta dos torcedores até o anúncio do resultado: o Touro Preto foi consagrado campeão, conquistando o tricampeonato e reafirmando sua força dentro da tradição barreirinhense.
Por Rafaela Alexandrino – Jornalista (DRT-0002035-AM)