Bolsonaro supera Lula em aliados nas capitais, segundo pesquisas

Compartilhe:
Foto: Instagram
Foto: Instagram

Candidatos apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se enfrentam nas urnas de capitais do País no próximo domingo, 6. As últimas pesquisas de intenção de voto indicam que aqueles apoiados por Bolsonaro têm vantagem sobre os apadrinhados pelo petista, e lideram em dez municípios.

As cidades onde os candidatos de Bolsonaro estão a frente são: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Porto Velho (RO), Palmas (TO), Rio Branco (AC) e Salvador (BA).

Já os candidatos apoiados por Lula estão à frente das disputas em quatro capitais. João Campos (PSB), em Recife (PE), e Eduardo Paes (PSD), no Rio de Janeiro (RJ), lideram isolados. Em Teresina (PI), Fábio Novo (PT) divide a liderança com com Silvio Mendes (União). O mesmo ocorre em Goiânia, onde Adriana Accorsi (PT) está empatada com Sandro Mabel (União).

O levantamento produzido pelo Estadão considerou as pesquisas mais recentes dos institutos AtlasIntel, Datafolha, Paraná Pesquisas, Quaest e Real Time Big Data, divulgadas até a última sexta-feira, 27.

Enquanto o PT lançou 13 candidaturas próprias, o PL é a sigla de 14 candidatos. Entretanto, a disputa direta entre os dois partidos só ocorre em oito capitais: Manaus (AM), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PA) e Aracaju (SE).

Em Campo Grande (MS), o candidato de Bolsonaro tem mais intenções de voto que uma petista, mas está empatado com a líder de menções no limite da margem de erro.

Nas cidades de Vitória (ES) e São Luís (MA), os candidatos de Lula performam melhor que os de Bolsonaro. Mas, nos dois casos, os postulantes ao cargo estão a 40 pontos porcentuais atrás dos atuais chefes do Executivo, que tentam a reeleição. Na capital capixaba, quem lidera é Lorenzo Pazolini (Republicanos); já na maranhense, Eduardo Braide (Podemos).

Os candidatos de Bolsonaro estão na frente de candidatos de Lula em Belo Horizonte (MG) e Belém (PA), mas há outros nomes à frente nas intenções de voto. No caso da capital mineira, é o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos). Na capital paraense, o líder é o deputado estadual Igor Normando (MDB).

Em Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), a disputa está tecnicamente empatada entre candidatos apoiados por Lula e Bolsonaro. Em outras quatro capitais – Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Macapá (AP) e Natal (RN) – também há empate, mas um terceiro candidato é quem lidera a corrida eleitoral.

Saiba mais em ESTADÃO.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página