Caso Carrefour: Sidney Leite assina autoria de projeto que prevê reciprocidade em caso de preconceito contra produtos brasileiros

PL da Reciprocidade foi aprovado em regime de urgência na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (27)

Compartilhe:

O Brasil caminha para adotar medidas de reciprocidade em casos de preconceito a produtos brasileiros como o praticado pela rede francesa Carrefour, na semana passada. Assinado pelo deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) e outros 15 parlamentares, o Projeto de Lei 1406/24 com respostas mais duras, nesses casos, avançou na Câmara dos Deputados.

“O objetivo é evitar ações que representem restrições discriminatórias ao comércio internacional de produtos brasileiros”, argumentou Sidney Leite.

A aprovação em regime de urgência foi uma reação à polêmica envolvendo o CEO global da rede de supermercados Carrefour, Alexandre Bompard, que, na semana passada, divulgou um comunicado dizendo que o grupo de origem francesa não comercializar mais carnes provenientes do Brasil, o que gerou uma onda de boicote de frigoríficos aos supermercados da rede no país.

Entre outras medidas, o PL da Reciprocidade proíbe o governo brasileiro de propor ou assinar acordos internacionais com possível cláusula ambiental que restringe a exportação de produtos nacionais, sem que os países signatários adotem medidas de proteção ambiental equivalentes às do Brasil.

A proposta altera a Lei 12.187/09, que trata da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), e obriga o governo a criar o Programa Nacional de Monitoramento da Isonomia Internacional de Políticas Ambientais. Esse programa irá acompanhar os países com os quais o Brasil mantém relações comerciais e ambientais.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página