Em Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus), 27 agricultores familiares indígenas das etnias Kanamari e Madija Kulina receberam R$ 123,2 mil, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena. O recurso foi entregue aos trabalhadores pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), na segunda-feira (02/12).
O valor entregue é fruto do pagamento da produção de 90 toneladas de alimentos dos agricultores familiares adquiridas ao longo deste ano, como banana, macaxeira, farinha, taioba, cará, inhame, melancia, cana de açúcar, jerimum, abóbora, batata doce, banana, mamão e pescado.
Para o gerente da UnLoc Idam/Eirunepé, Marden Augusto, o acesso dos trabalhadores ao programa é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar no município, além de ser mais uma alternativa para a comercialização da produção local. Ele ressaltou, ainda, que a política pública foi essencial aos trabalhadores neste ano, por conta da severa estiagem que afeta o Estado.
“O PAA amenizou os impactos da estiagem nas atividades desses produtores, possibilitando com que eles comercializassem suas produções”, disse o gerente, ao acrescentar que a UnLoc tem prestado toda a assistência aos produtores rurais em relação ao programa.
“Viabilizamos os documentos necessários para que o trabalhador tenha acesso à política pública, prestamos orientações e atuamos na logística dos itens, do transporte à entrega”, completou.
Os alimentos comercializados tiveram como destino a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) do município, e, também as próprias aldeias indígenas.