Entre quarta e sexta-feira (30/04 a 02/05), ocorre, em Santo Antônio do Içá (distante 880 quilômetros de Manaus), uma ação de crédito voltada a pescadores artesanais do município. À frente da atividade está o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que prevê mais de 50 trabalhadores beneficiados com recursos na ordem de R$ 800 mil.
A ação de crédito, promovida em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), será realizada na Unloc, localizada na avenida José Alves Garcia, 2, bairro São Francisco. Na quarta-feira, terá início às 14h e, nos outros dias, o atendimento ocorrerá das 8h15 às 12h e das 14h15 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 98463-6107 e (92) 98566-2173.
O gerente da Unidade Local (Unloc) do Idam no município, Raimundo Goés, explicou que, até o momento, 41 nomes receberam sinal positivo da Afeam para elaboração dos projetos de crédito rural e enfatizou, ainda, que o número deve ultrapassar os 50 por devido às análises que serão realizadas durante a ação.
“A pesca artesanal está crescendo no município e, com esta ação de crédito, o Idam está garantindo que os trabalhadores tenham recursos para investimento na atividade, isso porque os financiamentos são destinados à aquisição de equipamentos e apetrechos de pesca e, também, para o custeio da atividade pesqueira local”, informou o gerente.