O apresentador Fausto Silva, popularmente conhecido como Faustão, reapareceu nas redes sociais na quinta-feira, 31 de agosto de 2023, após passar por um transplante cardíaco no último domingo (27). Em um vídeo compartilhado, Faustão expressou sua gratidão pelas inúmeras mensagens de apoio e falou sobre seu estado de saúde pós-cirurgia.
O apresentador, que passou por uma operação no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo, demonstrou bom ânimo ao revelar que já está se movimentando, apesar de ainda ter a voz prejudicada devido à intubação. Ele aproveitou para esclarecer o que significa um transplante cardíaco e destacou a importância da conscientização sobre a doação de órgãos.
Faustão também agradeceu à família do doador e compartilhou seu espanto com a comoção gerada por sua internação entre os fãs. Ele enfatizou a necessidade de mobilizar esforços para tornar o Brasil o líder mundial em doação de órgãos.
Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein na quarta-feira (30), Faustão está se recuperando conforme o esperado após a cirurgia. Ele iniciou a fisioterapia, teve alguns dispositivos médicos retirados e está comunicando-se normalmente.
Faustão estava internado desde 5 de agosto devido a uma insuficiência cardíaca e, posteriormente, entrou na fila de transplante cardíaco devido à gravidade de seu quadro. Seu novo coração chegou ao hospital no domingo (27) e a cirurgia foi realizada com sucesso. “Primeiro, quero agradecer as manifestações de milhões de pessoas. Rezando, fazendo mandingas, torcendo pela minha recuperação. Tô com a voz ainda assim porque fui entubado. Mas já está recuperando. Já estou andando. Terceiro dia depois que fui operado. Não sinto nada. Nenhuma dor. Estou completamente recuperado”, disse ele no vídeo postado nesta quinta-feira (31), completando: “Para que todo mundo tenha certeza do que é transplante. Para vocês terem ideia, dos 200 e poucos transplantes, 60 pessoas esperaram menos de um mês. Dei sorte também nessa fila”.
A fila de transplante cardíaco no Brasil é administrada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e determinada por critérios técnicos, como tempo de espera, urgência e compatibilidade sanguínea. Faustão, por sua condição, era considerado prioridade na lista de transplantes.
Este incidente serve como um lembrete da importância da doação de órgãos e do sistema de transplantes para salvar vidas em todo o país.