Nesta quinta-feira (29) o Fluminense venceu a LDU no Maracanã e conquistou a Recopa Sul-americana pela primeira vez em sua história. A expectativa era grande e a pressão estava para o time Tricolor que perdeu de 1×0 no primeiro jogo em Quito, no Equador.
As provocações pré jogo
Esse duelo já tem história, a LDU venceu duas finais consecutivas contra o Fluminense. Os torcedores da LDU contrataram um avião para sobrevoar a Praia de Copacabana com uma faixa com a frase “Voltei, meu filho” seguido com os desenhos das taças das finais que conquistou em cima do Fluminense.
O jogo
A partida começou e o Fluminense já mostrou que veio para reverter o placar do primeiro jogo, pressionando a LDU na saída de bola e finalizando todas as bolas possíveis. A LDU se fechou no campo de defesa apostando nos contra ataques. Já o Fluminense girava a bola tentando encontrar uma falha na defesa do time equatoriano.
O tudo ou nada veio no segundo tempo, pois Fernando Diniz colocou de uma só vez Douglas Costa, Marcelo e Renato Augusto para jogar e pressionar a área adversária. Aos 76 minutos Samuel Xavier cruza a bola e Jhon Árias aparece sozinho para cabecear e marcar o primeiro gol do Fluminense.
Jhon Kennedy acabou sendo expulso por deixar a sola da chuteira na perna do adversário, mas o panorama do jogo não mudou, mesmo com um jogador a menos o Fluminense continuou a ir pra cima e a LDU era empurrada para trás.
No final do jogo Renato Augusto sofreu pênalti depois de levar pisão de Valverde na grande área e o responsável pela cobrança foi o iluminado pela noite, Jhon Árias. O colombiano cobrou com confiança e fez o segundo para o Fluminense.
Depois do segundo gol a LDU tentou uma pressão, mas não foi suficiente para mudar o jogo. E assim terminou, 2×0 para o Fluminense, 2×1 no placar agregado e o título da Recopa Sul-americana 2024 fica no Rio de Janeiro.
Por Redação PAM1