FVS-RCP treina profissionais de saúde sobre prevenção de lesão por pressão em ambiente hospitalar

Qualificação dos profissionais de saúde visa aprimorar a segurança do paciente e a qualidade assistencial no Amazonas

Compartilhe:

Visando aprimorar as ações de cuidados com o paciente no Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) promoveu, nesta segunda-feira (31/03), capacitação voltada para profissionais de hospitais públicos e privados sobre a prevenção de lesões por pressão em ambiente hospitalar. Realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o treinamento ocorreu na sede da Fundação, em Manaus.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a capacitação é parte das ações para fortalecer a vigilância hospitalar no Amazonas, assegurando que as unidades de saúde estejam alinhadas com as práticas assistenciais adequadas e atualizadas.
A lesão por pressão, também conhecida como escara, é um problema de saúde que pode afetar pacientes hospitalizados por longos períodos ou com mobilidade reduzida. A prevenção dessa condição envolve o monitoramento contínuo, mudanças posturais frequentes, uso de colchões especiais e a capacitação contínua dos profissionais da saúde.
O treinamento tem como objetivo reforçar as boas práticas assistenciais e promover a qualificação das equipes para um atendimento mais seguro e eficiente. “As equipes de saúde devem receber capacitação continuamente para prevenir e manejar adequadamente as lesões por pressão, o que é fundamental para a segurança do paciente”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A capacitação faz parte da estratégia de educação continuada e da adoção de protocolos eficazes, pela equipe de Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP e de especialistas como convidados para fortalecer cuidados com o paciente na rede assistencial de saúde privada e pública. Dividido em módulos teóricos e práticos, a estratégia aborda desde conceitos básicos até diretrizes e protocolos atualizados.
Segundo a responsável pela equipe de Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo, a metodologia do treinamento inclui a importância de monitoramento constante. “Com ferramentas eficazes, os profissionais de saúde podem identificar os pacientes em risco, aplicar medidas preventivas e monitorar a qualidade do atendimento de forma contínua”, detalha.
O treinamento inclui seções sobre o impacto das lesões por pressão na segurança do paciente, estratégias de prevenção e uso da Escala de Braden para avaliação de risco e estudos de caso interativos. Além disso, foram apresentados relatos de experiências de profissionais da linha de frente, destacando desafios e soluções implementadas na rotina hospitalar.
“Um ponto muito positivo é a troca de experiência com as outras unidades. A gente consegue adaptar para nossa realidade, divulgar para os nossos colegas e assim trabalhar os nossos protocolos internos”, destacou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS) do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo, Jesyane Bezerra, que participou da capacitação.
Também participando do treinamento, a responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital da Aeronáutica de Manaus, tenente da Força Aérea Brasileira (FAB) Daniella Cristina Moreira, destacou a relevância dos treinamentos. “Esses treinamentos são muito importantes porque trazem novas perspectivas, novos conceitos e atualizações que a gente pode estar utilizando dentro do nosso hospital”, disse.
A iniciativa contou com a participação de profissionais de diversas instituições de saúde do estado, como Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Coroado, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Doutor Aristóteles Platão Araújo, Hospital Nilton Lins, HPS da Criança Zona Leste, SPA Alvorada, Maternidade Alvorada, HPS da Criança Zona Sul, Maternidade Dr. Moura Tapajós, SPA e Maternidade Chapot Prévost, Hospital de Aeronáutica de Manaus, Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Maternidade Dona Nazira Daou, SPA e Policlínica Dr. José Lins, SPA São Raimundo, Policlínica Codajás, Hospital Geral – Geraldo da Rocha, Maternidade Ana Braga, Hospital Beneficente Português do Amazonas, HPS Dr. João Lúcio Pereira Machado, HPS 28 de Agosto, Hospital Check UP, SPA José Rodrigues, Hospital Samel, Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), SPA Joventina Dias e SPA Enfª Eliameme Rodrigues Mady.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página