Gigantismo: entenda como tumor fez ‘mulher mais alta do Brasil’ crescer mais de 2 metros

Aos 14 anos, Elisane da Cruz Silva já tinha 2,04 m de altura, após descobrir alteração que provocou crescimento acelerado

Compartilhe:
Elisane apresenta condição chamada de gigantismo, causada por tumor na glândula hipófise — Foto: Reprodução/Instagram
Elisane apresenta condição chamada de gigantismo, causada por tumor na glândula hipófise — Foto: Reprodução/Instagram

A paraense Elisane da Cruz Silva, que tem 27 anos e aproximadamente 2,07 metros, faz sucesso nas redes sociais com vídeos sobre seu cotidiano ao lado do marido e da família. A protagonista dos relatos é a sua altura, causada por uma condição chamada de gigantismo. No caso de Elisane, o crescimento acelerado foi causado por um tumor, descoberto quando ela tinha 11 anos.

O gigantismo, na maioria dos casos, é causado por um tumor benigno — não cancerígeno — na glândula pituitária, mais conhecida como hipófise, responsável pela produção do hormônio do crescimento, o GH. Ela também controla outras glândulas do corpo e regula outras várias funções do organismo, como secreção do leite através das mamas, reprodução e controle do metabolismo.

screenshot 81
Elisane tem 2,06 de altura — Foto: Reproduçãp/Redes sociais

Celebridade no TikTok

Quase 15 anos após surgir na mídia pela primeira vez, em 2010, a paraense usa as redes sociais para compartilhar vídeos divertidos ao lado do esposo, Francinaldo Carvalho, de 32 anos, que tem 1,65 metro de altura. O relacionamento começou em meados de 2012, e, desde então, caiu na rede. Na época, o casal chegou a dar entrevistas para o jornal inglês The Sun.

Com vídeos bem humorados, Elisane tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e mais de 5 milhões no TikTok. Nas gravações que costuma publicar no reels, ela aparece ao lado do marido, com o qual já tem um filho, e outros familiares.

— Meus amigos perguntam como eu dou um abraço nela. Eu respondo apenas que para tudo há jeito — contou Francinaldo, na época: — A única coisa que realmente nos incomoda é quando andamos de mãos dadas, porque parece que ele é meu irmão mais novo — completou Elisane.

Em um dos vídeos bem humorados publicados pelo casal, Elisane aparece “arrastando” Francinaldo na areia de uma praia, por ele supostamente dizer que não queria entrar na água. “Quando ele vem para a praia e não quer tomar banho”, brincam na legenda.

Por EXTRA GLOBO

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página