O Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM) tem uma nova direção, agora sob o comando dos indígenas Ezequiel e Obadias. A definição ocorreu após a XXVIII Assembleia Geral Ordinária nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2024, na SEDE NUSOKEN Rio Marau, Município de Maués, Estado do Amazonas, e envolveu o processo de eleição e posse da nova diretoria do CGTSM.
O CGTSM, fundado em 1989, é uma organização membro da COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.
Após uma articulação de novas lideranças indígenas, houve consenso entre o povo Sateré-Mawé, e Ezequiel Augusto Gastão Pereira foi aclamado presidente, com Obadias Batista Garcia como vice-presidente. O jovem professor e líder indígena Herivelto da Silva de Oliveira, um dos principais articuladores, foi indicado e agora é Secretário Geral do CGTSM. Ezequiel é sateré da Aldeia Monte Orebe no Rio Maraú, município de Maués e Obadias é sateré da Aldeia Nova União, no rio Andirá.
Rodrigo Lopes Nascimento é agora o 1º Secretário de Cultura e Educação Diferenciada; Deronilson Santana Torres é o 2º Secretário de Saúde Diferenciada; a senhora Nilza Maria de Albuquerque foi indicada como 3ª Secretária Autônoma das Mulheres.
O indígena Leoson Ferreira Batista é agora o 4º Secretário e Representante do CPSM; a indígena Amazonilde Almeida de Almeida é a 5ª Secretária de Comunicação e Transparência; o senhor Kaynã Cabral de Forte atua como Tesoureiro Geral; a senhora Israelita Bezerra Garcia é a 1ª Tesoureira.
Edimilson da Silva de Oliveira assume como Coordenador Geral de Comércio Justo e Solidário, também como Tesoureiro e Representante do Comitê dos Consumidores; o senhor Junho dos Santos da Silva é o Diretor Geral de Vigilância e Assuntos Locais.
Segundo Herivelto, o novo Secretário Geral dos Povos Indígenas, após a aclamação da nova diretoria, vislumbra-se o progresso das atividades.
O novo presidente do CGTSM, Ezequiel Augusto Gastão Pereira, já viajou para Manaus para participar do seminário da Apiam – Articulação das Organizações dos Povos Indígenas do Amazonas. “A primeira agenda é discutir sobre a segurança territorial dos povos indígenas, assunto muito importante para o desenvolvimento da política de proteção do território dos indígenas”, comentou Herivelto.
O Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé – CGTSM -, fundado em 15 de setembro de 1989, é a Expressão Política da União das Nações (yvãnia) Mawé e é o Instrumento Social e Comunitário de Gestão do Território Sateré-Mawé, constituído pela Terra Indígena Andirá-Marau.
PAM1.COM.BR
(92) 991542015