Aliatar Diógenes Neto nasceu em 1961, em Fortaleza. Sandra Helena do Areal é de 1959 e nasceu em Tauá. Os dois se conheceram na adolescência, eram vizinhos, moravam na Barra do Ceará. Vão completar, no dia 23 de novembro de 2023, 39 anos de casados. E seguem morando no mesmo bairro que iniciaram o namoro. Os dois embarcaram em um ônibus de torcedores rumo à final da Sul-Americana, entre Fortaleza e LDU. Todos os dias, compartilharam com o ge as fotos dessa aventura juntos.
Aliatar já enfrentou caravanas de ônibus pra acompanhar o Fortaleza pelo interior do Ceará. Em Sobral e Quixadá, por exemplo. Essa é a primeira vez que ele sai do estado e cruza o País inteiro pra ver um jogo do Fortaleza, no Uruguai. Para Sandra, essa é a primeira vez de ônibus para ver o Fortaleza, ainda mais em duelo internacional.
Aliatar é sócio desde a época da Série C do Brasileiro, de forma interrupta. O casal tem dois filhos: Carolina do Areal, de 33 anos, e Rodrigo do Areal, de 29 anos.
– Desde sempre, ele levava meus primos mais novos para os jogos do Fortaleza e ajudou a formar uma geração de tricolores na família, inclusive eu. Lembro da primeira vez que fui ao estádio Presidente Vargas e ele me colocou pra entrar com os jogadores, a TUF cantando, e eu segurando a mão do Maizena – conta a filha do casal.
– Minha mãe começou a ir para o estádio um pouco mais tarde. Por conta do trabalho e dos estudos, ficava mais difícil. Depois que a rotina acalmou, ela passou a ir todos os jogos com ele. Acompanha tudo sobre o Fortaleza e adora aparecer no telão do estádio – brinca Carolina.
A saga
Dia 1 – A saída
Aliatar e Sandra saíram da sede do Fortaleza, no Pici, na segunda-feira (23). Na concentração, já mostravam toda animação junto aos outros torcedores que conheceram naquela noite.
Dia 2 – Do Piauí rumo à Bahia
Depois, pararam em Picos, no Piauí, para o café da manhã na terça-feira (24). Na fila do café, uma lotação. Mas eles estavam só começando a saga.
Dia 3 – Da Bahia, passando por Goiás
Depois, desceram para a Bahia, onde tomaram café na quarta (25).
– Nosso ônibus é bem família – relataram em mensagem pelo whatsapp, ao ge.
No percurso, passaram por Alvorada do Norte, em Goiás, onde almoçaram.
– Estamos em Goiás, descemos para almoçar. Quente como o Canindé – relatou Aliatar, em áudio enviado na quarta-feira (25).
Dia 4 – Minas a São Paulo
O café na quinta-feira (26) foi em Uberaba, em Minas Gerais. Uma das paradas do banho foi em Pirassununga, em São Paulo.
Dia 5 – Chegada a Porto Alegre
Na sexta-feira (27) pela manhã, o casal chegou a Porto Alegre.
– Nós vamos sair de Porto Alegre às 19 horas. Porque são todos os ônibus da empresa, do Fortaleza, e de outros que vieram de avião. Vão sair todos juntos. Quando chegarmos em Punta, seremos escoltados até o estádio – narrou Aliatar.
Dia 6 – Chegada ao Uruguai
Cansados, mas firmes, Sandra e Aliatar chegaram ao Uruguai na manhã deste sábado (28), quando vão assistir ao jogo mais importante da história do Fortaleza. O time encara a LDU, às 17 horas (de Brasília), e o casal estará, mais uma vez juntos, assistindo ao grande momento, com energia.
– Aproveitamos para tirar foto, para conversar. Está uma animação só, e a gente está muito feliz por estar aqui participando desse grande dia – garante Sandra Areal.
Por Thaís Jorge, Ge