Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI/Parintins alcançaram, em tempo recorde, a meta de vacinação pactuada de 90%, estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) Nacional/FVS/MS.
A campanha tinha como objetivo vacinar 13.644 indígenas aldeados atendidos pelo DSEI/Parintins nas áreas indígenas dos municípios de Barreirinha, Parintins, Nhamundá, Maués e Boa Vista do Ramos.
Desde o início da campanha, em 13 de novembro de 2023, as Equipes já vacinaram impressionantes 12.291 indígenas aldeados. É notável destacar que as equipes não cessaram seus esforços, continuando a realizar busca ativa para encontrar aqueles que ainda não foram vacinados nas 128 aldeias assistidas pelo DSEI/PIN.
A logística desempenhou um papel crucial no sucesso da campanha. A coordenação do DSEI/Parintins disponibilizou recursos de logística aérea e fluvial, permitindo que as EMSI chegassem às aldeias de difícil acesso. Esse suporte foi especialmente crucial para aquelas aldeias em estado de isolamento devido à estiagem, exemplificado pela Aldeia Campo do Miriti.
Segundo o coordenador do DSEI/Parintins, Mecias Jr Bulete, o resultado alcançado destaca o comprometimento das equipes, a eficácia da coordenação e a importância do acesso a locais remotos. “Essa conquista não apenas fortalece a imunização dessas comunidades indígenas, mas também serve como um exemplo de eficiência na gestão de campanhas de saúde em ambientes desafiadores”, afirma o coordenador.
PAM1.COM.BR