A prefeita reeleita de Nhamundá (AM), Marina Pandolfo, foi empossada nesta quarta-feira (01/01) para mais quatro anos de mandato frente à gestão do município. A cerimônia aconteceu no ginásio Edney Rocha e contou com a presença dos familiares dos empossados, amigos (as) e população.
Além da prefeita Marina, o vice-prefeito reeleito, Neto Carvalho, e os 11 vereadores (as) eleitos também foram empossados para exercerem os seus cargos pelos próximos quatro anos, devendo o legislativo e o executivo trabalharem em união e harmonia em prol das melhorias para o município.
Marina Pandolfo vai para o seu segundo mandato consecutivo como prefeita de Nhamundá, após ser reeleita, em outubro de 2024, com 62,93% das intenções de votos na eleição municipal. Marina também contará com a maioria dos vereadores (as) que fizeram parte de sua base de apoio político, ocupando dez das onze vagas oferecidas no legislativo municipal.
A Câmara Municipal, ainda durante a cerimônia de posse, também elegeu a nova presidência, vice-presidência e secretários para o biênio de 2025 e 2026. Com 06 votos a favor, o que representa a maioria dos vereadores eleitos, a chapa 01 “Unidos Venceremos”, única inscrita, foi a grande vencedora, sendo composta da seguinte maneira: vereador Jucenildo Furtado (Presidente); vereador Otávio Filho (Vice-presidente); vereador Militão Souza (1º Secretário); vereador Ivan Paulain (2º Secretário).
Encerrada a votação da Câmara Municipal, todos os vereadores e vereadora eleita tiveram um tempo estipulado para dirigir suas palavras para o público presente. Em seguida, deu-se início ao rito de posse da prefeita e do vice-prefeito reeleitos, acompanhada por seus discursos, momento mais aguardado da noite.
Em sua fala, o vice-prefeito reeleito, Neto Carvalho, expressou toda a sua felicidade e gratidão por estar sendo empossado para exercer o seu segundo mandato consecutivo e ressaltou que o resultado das eleições demonstra à vontade do povo pela continuação do progresso e do melhor para Nhamundá. “Peço a Deus, todos os dias, para que nós possamos fazer um governo justo, com sabedoria, para que a gente possa construir juntos uma Nhamundá que sonhamos para todos os nhamundaenses. Parabenizo também a democracia, pela qual não devemos nunca abrir mão do direito, de uma luta que se foi conquistada com muito sacrifício. A democracia é fundamental para estarmos hoje aqui comemorando essa data histórica. Por isso, quero agradecer ao povo nhamundaense, pelo carinho, pelo apoio, pela confiança e principalmente por terem depositado a mim e na Marina aquilo que nós temos de mais importante na vida que é a esperança. Essa é a esperança por dias melhores para os nhamundaenses”, disse Neto durante o seu discurso.
A prefeita reeleita, Marina Pandolfo, também manifestou toda a sua felicidade e gratidão pelo momento que estava vivenciando, agradecendo todas às pessoas que confiaram no seu trabalho durante o primeiro mandato e a apoiaram em sua reeleição. “Minha gratidão aos 8.839 nhamundaenses que nos escolheram e confiaram os seus votos em nosso trabalho. Aos idosos, homens, mulheres, jovens, indígenas, comunidade LGBTQIAPN+ e até mesmo às crianças. Gratidão a todos que levantaram a nossa bandeira e estiveram nas ruas diariamente. Foi vocês que nos deram força para enfrentar cada ataque de ódio, cada mentira. Vocês fazem parte da minha história”, afirmou Marina.
Na ocasião, a prefeita reeleita também reafirmou o compromisso que terá com à população em seu segundo mandato e o trabalho que terá pela frente. “É com senso de responsabilidade e com muita seriedade e respeito à população de Nhamundá que eu reafirmo o meu compromisso em cuidar, zelar e fazer da nossa gestão justa, transparente e inclusiva, uma gestão ainda mais comprometida. Continuaremos investindo e priorizando a saúde dos nhamundaenses, o setor primário também continuará sendo prioridade. O resgate a cultura, ao turismo e ao esporte continuarão. A educação e todos os nossos educadores terão o nosso respeito e dedicação. Lazer, segurança pública, infraestrutura, assistência social, políticas indigenistas. Todas as áreas terão mais investimentos”, finalizou.
Marina torna-se a primeira mulher reeleita para prefeita de Nhamundá e a mais votada da história do município, além de ser a única mulher reeleita no estado do Amazonas. Em seu primeiro mandato, Marina investiu em diversas áreas, gerando progresso Nhamundá e melhoria na qualidade de vida da população. Para o seu segundo mandato, a expectativa é pela continuidade do bom trabalho que vem desenvolvendo e de mais conquistas para o município.