Vice-campeão do BBB 24, Matteus apoia uma vaquinha solidária que irá destinar recursos para afetados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul (RS) desde o início da semana passada. Conforme a Defesa Civil do estado, 55 pessoas morreram em decorrência dos temporais e 74 pessoas estão desaparecidas. O órgão destaca, ainda, que outras sete mortes devem ser confirmadas.
Natural de Alegrete (RS), Matteus tem apoiado campanhas em prol dos atingidos pela chuva e, em poucas horas, a vaquinha compartilhada por ele e outros ex-BBBs acumulou milhões de reais. Na manhã deste domingo (5), a campanha, que tem meta de R$ 15 milhões, arrecadou R$ 12,6 milhões doados por mais de 230 mil pessoas.
“Tô passando aqui para seguir incentivando vocês, vamos seguir doando, seguir ajudando. Se Deus quiser vamos ajudar muita gente. Muito obrigada a todo mundo que já doou, que está se movimentando. Sou muito grato do fundo do meu coração por tudo que estão fazendo, nós vamos conquistar ainda muito mais coisas juntos”, disse Matteus.
Situação em Alegrete
Na última quarta (1º), Matteus explicou que sua cidade também foi impactada pelas chuvas. “Aqui em Alegrete está subindo o nível da água, um tanto de gente tem sido retirada das casas. Tem um pessoal me convidando para sair e ajudar para a água não levar o pessoal embora”, pontuou.
“E é uma coisa que não tem como controlar porque é o tempo, né? Se você vê um momento de tristeza não filme, tente ajudar, não fiquem compartilhando. Ajudem […] Já falei com os guris que participaram comigo do Big Brother. Por favor, ajude a expandir esta mensagem, não fique de braços cruzados”, pede.
“Vou ver se consigo falar com o próprio Davi e a Isabelle pra pedir ajudar. Não me nego a nada, mas me sinto atado. O nosso estado está sendo levado pela água, muitas cidades”, lamenta. O ex-BBB encerra: “Tentar salvar o máximo de pessoas que puder.” Davi e Isabelle, assim como Alane, Beatriz, Michel, Leidy Elin, Raquele, Buda e outros ex-BBBs, apoiaram a campanha.
Temporal no RS
As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari. Mais de 500 mil pessoas estão sem água e há mais de 292 pontos sem luz.
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública na última quarta-feira (1º), e o governador Eduardo Leite afirmou que esse será “o maior desastre da história do Rio Grande do Sul”.
A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.
Com informações de Larissa Ricci
Por Itatiaia