Festejada por centenas de simpatizantes e apoiadores, a chapa emedebista composta por Luis Picanço e o vereador Van Alexandrino foi apresentada de forma oficial na convenção, no dia 03 de agosto de 2024. Luis concorre ao cargo de prefeito e Van Alexandrino ao cargo de vice-prefeito.
O MDB também homologou o nome dos candidatos e candidatas aos cargos de vereador e vereadora.
Luis afirmou que a construção do projeto do MDB para Barreirinha é feita no diálogo e ouvindo a comunidade.
Ele afirmou pretender implantar, com parcerias, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) em Barreirinha. “É uma tristeza. Imagine a frustração desses jovens e dessas famílias. Por exemplo, um jovem passa no vestibular, mas a faculdade é em outro município e a família não tem condições de mantê-lo. Ele desiste e volta frustrado. Vou implantar a UEA em Barreirinha.”
Valorizar os atletas do interior com a construção de quadras esportivas e a distribuição de material adequado de treinamento. “Os atletas da comunidade do Ariaú treinam em condições vergonhosas, correndo e fazendo exercícios na calçada, no meio da rua e no sol, pois não têm estrutura de uma quadra. Treinam descalços por falta de tênis e sapatilhas adequadas. Vamos dar essa oportunidade aos jovens de todas as comunidades. Tivemos jovens do Ariaú representando Barreirinha no JEAS (Jogos Escolares do Amazonas). Eles ganharam, e aí começou a aparecer gente para tentar ganhar méritos em cima deles. Gente que não ajuda em nada, mas na hora da vitória aparecem para querer somente bater fotos e publicar. Ajudar, não ajudam.”
Luis disse ser vergonhoso a gestão do prefeito Glênio Seixas (União Brasil) receber milhares de reais todos os meses e não ter médico especialista atendendo no município. “Vamos fazer a aplicação dos recursos da saúde com respeito, transparência e responsabilidade. Acabar com o problema de falta de medicamento. Não precisamos de médicos especialistas somente num final de semana, nos meses que antecedem o período eleitoral. Precisamos de médicos morando em Barreirinha e atendendo diariamente”, disse.
Segundo ele, o povo precisa abrir os olhos, pois não merece uma gestão dessa natureza, dessa metodologia. “Precisamos de um governo que respeite o cidadão, que valorize os jovens, que valorize o produtor rural, que gere emprego e renda. O Banco do Povo é ativo e passa em Parintins, Maués, Boa Vista e Nhamundá, mas nunca chega a Barreirinha! Isso é um absurdo. Precisamos que, quando chegue aqui, a AFEAM não venha fazer linha de crédito e disponibilize 1 milhão em recursos e não aplique 30 mil, por falta de assessoramento técnico da prefeitura. Por falta de documentação. Isso depende do poder público e do estado e da prefeitura, e esse governo municipal não valoriza o produtor rural.”
Van Alexandrino ingresou na Câmara de Barreirinha em 2008, conseguiu reeleição em 2012. No pleito de 2016 obteve o terceiro mandato no Legislativo. Na eleição de 2020, sempre mantendo a coerência de ficar ao lado da população, ele conquistou, através dos votos, o seu quarto mandato.
Van Alexandrino é um representante de uma família tradicional de Barreirinha: união dos Bezerra, Souza e Alexandrino. A família tem um legado de serviços prestados à comunidade. Seu avô, João Bezerra, foi prefeito, vereador e presidente da Câmara, enquanto seu irmão, José Augusto Nenga, foi vice-prefeito, é advogado e cientista político.
PAM1.COM.BR
(92) 991542015
Fotos: Hudson Lima