A Prefeitura Municipal de Nhamundá, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), em parceria com o instituto manauara “Descarte Correto”, realizaram nesta terça-feira e quarta-feira, 26 e 27 de março, respectivamente, a entrega de Centros de Inclusão Digital e Sustentabilidade, além da realização da campanha do Descarte Correto, tanto na zona urbana e rural do município.
Na tarde da terça-feira, a ação aconteceu na comunidade do Cutipanã, onde foi entregue o Centro de Inclusão Digital e Sustentabilidade com 10 computadores para os moradores da localidade. Na manhã da quarta-feira, a ação aconteceu na zona urbana do município com a campanha “Descarte Correto”, onde foram coletados pelas ruas da cidade “restos” de eletrônicos para serem descartados de forma correta. Durante a tarde, foi entregue mais um Centro de Inclusão Digital e Sustentabilidade com 15 computadores no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).
De acordo com o vice-pefeito, Neto Carvalho, que esteve presente durante as entregas, a conquista dos centros é fruto de parcerias e trabalhos que a prefeitura vem desenvolvendo no ramo da tecnologia e sustentabilidade no município. “Isso aqui é muito importante para que a gente possa levar tecnologia, conhecimento, cursos para as nossas crianças, jovens, adultos, e aqui nós iremos aproveitar também pra atender os nossos idosos da terceira idade, para que eles possam também aprender a mexer e a lidar com a tecnologia”, disse.
Para o Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, João Paulo Fonseca, a entrega do centro e dos computadores é resultado do trabalho da coleta seletiva que a Sedema e a prefeitura desenvolvem em Nhamundá, e que agora se transformam em benefícios para à população. “Esses computadores, se não houvesse o instituto Descarte Correto, iriam para o lixo, porque já haviam sido descartados por outras pessoas, outras empresas, e o instituto pegou, fez a restauração, estruturação, e colocou à disposição de vocês, para que possam aprender informática”, afirmou Fonseca.
O Instituto Descarte Correto, representado pela Coordenadora, Wiliane Dias, também expressou a sua felicidade de está realizando a terceira entrega para Nhamundá e a parceria que o instituto firmou com o município para gerar inclusão social através de ações de sustentabilidade. “Hoje Nhamundá, na sede do município, tem um espaço que se chama Centro de Inclusão Digital Sustentável, para que toda a comunidade possa participar, não só crianças, não só jovens, mas também os adultos e idosos. Que possam fazer um bom aproveito desse espaço, porque não faz sentido só a doação, para nós faz sentido a gente receber a foto do dia da formatura em que todos estão recebendo os seus certificados”, finalizou.
Além do vice-prefeito, secretário da Sedema e coordenadora do “Descarte Correto”, as entregas também contaram com a presença da Secretária de Meio Ambiente e Produção Rural do município de Anamã (AM), Mônica Feitosa, a Secretária de Assistência Social de Nhamundá, Quercia Gonçalves, equipe Eco Reciclagem, crianças do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais membros da população em geral.
Ascom/PMN