A Prefeitura de Nhamundá, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtuc), realizou nesta terça-feira (25/03) o pagamento da Lei Aldir Blanc, que prevê o fomento financeiro ao setor cultural do município. Ao todo, mais de R$ 160 mil (cento e sessenta mil reais) foram pagos e repassados para 10 projetos culturais, além da destinação de parte do recurso para a reforma de espaços públicos culturais.
Essa é a primeira vez que Nhamundá é contemplado pela Lei Aldir Blanc e recebe recursos do Governo Federal para o setor cultural do município. Em 2024, também pela primeira vez, o município já havia sido contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LGP), que destinou mais de R$ 200 mil (duzentos mil reais) para o fomento de projetos culturais.
Para este ano, o município já dispõe de recursos para o II Edital da Lei Aldir Blanc, com previsão de lançamento no segundo semestre de 2025. Ou seja, em pouco mais de um ano, o município já conseguiu ser contemplado em duas leis federais de fomento à cultura local e na segunda metade de 2025 fará o lançamento do terceiro edital, um feito histórico para a cultura de Nhamundá.
Além da contemplação em editais, Nhamundá também ganhará, em breve, a tão sonhada Casa da Cultura, que já está em processo de construção e com previsão de ser entregue em maio deste ano. A Casa da Cultura atenderá toda a classe artística e cultural de Nhamundá, bem como oferecerá oficinas de dança, música, teatro, artesanatos, dentre outros. Essa conquista, fruto do esforço da Prefeitura de Nhamundá e da Semtuc, é mais uma demonstração de valorização da gestão municipal com o setor cultural , que agora poderá ter um espaço próprio e único para as atividades culturais.
Ainda sobre os avanços na cultura de Nhamundá, o município já se prepara para a realização da VI Exposição Agropecuária de Nhamundá (Expoanh), maior festa de exposição agropecuária do Baixo Amazonas. Nesta semana, a Secretária de Turismo e Cultura, Kethleen Guerreiro, cumpre uma agenda de compromissos em Manaus para tratar assuntos relacionados a Expoanh.

Em suas redes sociais, Kethleen demonstrou entusiasmo e impressões positivas com as reuniões. “Dia produtivo e de conquistas! Nesta segunda-feira, 24/03, em Manaus, participei de três reuniões importantíssimas para os setores Cultural e Turístico de nosso município. Com Ananda Carvalho, Superintendente do Sebrae/Amazonas, e a diretora Lamisse Said Cavalcanti, além de falarmos sobre o programa Cidade Empreendedora, também aproveitamos para solicitar a participação efetiva de um stand do Sebrae na nossa Expoanh 2025. Solicitação essa feira pela Semtuc, em parceria com a Sec. Mun. de Produção Rural e Sala do Empreendedor. Aproveitando a oportunidade em falar da nossa Exposição Agropecuária, nossa segunda reunião foi com o Gerente de Negócios e Poder Público, Leonardo Matos, e o Gerente Executivo de Negócios, Júlio Afonso, ambos do Bradesco, solicitando parceria de patrocínio da instituição, através do programa Bradesco Cultural”, disse na publicação.
Ainda sobre isso, Kethleen completa: “Por fim e não menos importante, estive com o novo secretário de cultura e economia criativa do estado, Caio André, que, além de boas vindas, também falamos sobre a manutenção da parceria da SEC e Governo do Estado com a Prefeitura de Nhamundá por meio de nossos eventos. E, na ocasião, falamos também da possibilidade de levar atividades do Liceu de Artes para nossa população. E a Cultura de Nhamundá segue avançando!”, finalizou.
Os avanços são visíveis nos setores de cultura e turismo de Nhamundá, que desde 2021, quando a prefeita Marina Pandolfo iniciou o seu primeiro mandato, tem avançado para melhor e oferecendo diversas oportunidades e melhorias para a classe artística e cultural do município.