O Brasil vai disputar a medalha de bronze no golbol masculino nas Paralimpíadas de Paris 2024. Campeã em Tóquio 2020, a seleção foi derrotada pela Ucrânia por 6 a 4 na semifinal, na manhã desta quarta-feira (4), e perdeu a chance de conquistar o bicampeonato paralímpico. Os jogadores brasileiros agora aguardam o perdedor do duelo entre China e Japão para saber quem enfrentarão na disputa do terceiro lugar da modalidade na próxima quinta-feira (05), a partir das 08h15 (de Brasília).
Jônatas Castro, treinador da equipe brasileira, analisou a partida após a derrota. O técnico afirmou que o resultado não chegou a ser inesperado, mas que esperava mais equilíbrio.
– Não é surpreendente (o resultado) porque eles têm uma equipe forte, mas, dentro do nosso sistema, acreditávamos que não deveríamos ter sofrido tanto, principalmente por ter ficado tanto tempo atrás do placar. Esperávamos que fosse mais equilibrado e não precisássemos correr atrás do resultado – comentou.
Leomon Moreno, atleta da seleção, também analisou o placar negativo, mas ressaltou a vontade de conquistar o bronze na próxima partida.
– Entregamos tudo de nós dentro de quadra e sei que não nos poupamos nessa semifinal. Acredito que eles também se preparam muito. Hoje não conseguimos imprimir nossa intensidade de jogo e tivemos que correr atrás do placar. Agora vamos nos entregar por essa medalha de bronze. O bronze não é demérito e vai coroar o trabalho feito no ciclo – completou o jogador.
O jogo
A primeira etapa começou bastante equilibrada, com três gols muito rápidos logo nos lances iniciais. A Ucrânia, que no primeiro momento da partida abriu o placar, viu o Brasil tomar a dianteira do marcador nos arremessos seguintes e passar boa parte do primeiro tempo em vantagem. No entanto, após a metade da etapa inicial, os ucranianos viraram o placar e voltaram a estar na frente.
A volta para o segundo tempo teve um começo distinto do primeiro. As defesas trabalharam muito bem e tornaram o jogo ainda mais equilibrado. Apesar de a equipe brasileira estar buscando a recuperação na partida, quem abriu o marcador na segunda etapa foi a Ucrânia, que chegou a ter 4 a 2 no placar.
O Brasil chegou a empatar a partida, mas em poucos instantes perdeu a igualdade e viu a Ucrânia consolidar a vitória, que resultou na queda brasileira antes da grande final do golbol nos Jogos Paralímpicos de Paris.
Por Ge