Na tarde desta quarta-feira (30/7), a prefeita de Maués, Macelly Veras, concedeu entrevista simultânea às rádios locais Independência e Guaranópolis para esclarecer a situação dos repasses federais destinados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município.
De acordo com a gestora, os repasses do Governo Federal referentes ao mês de julho deveriam ter sido feitos integralmente até o dia 15/7, como ocorre regularmente. No entanto, apenas metade do valor foi creditada na conta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) até essa data.
“Esse repasse do Ministério da Saúde deveria ter chegado por completo até o dia 15 de julho. Desta vez, caiu apenas uma parte. Desde então, buscamos respostas junto ao Ministério, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao sindicato da categoria, por meio do senhor Carlos, para entender a situação e garantir que nossos profissionais não fossem prejudicados”, explicou a prefeita.
Na última terça-feira (29/7), o valor restante foi creditado, e, na manhã de hoje, o recurso já estava disponível na conta da Semsa. Com isso, a Prefeitura tem segurança para efetuar o pagamento integral dos ACSs.
Macelly também reforçou que a gestão municipal tem priorizado a valorização dos agentes de saúde desde o início do mandato. Todos os profissionais passaram por capacitação e foram equipados com tablets e celulares para o bom desempenho de suas funções. “Mesmo com todo esse esforço, o recurso federal não chegou por completo. E essa situação não ocorreu apenas em Maués, mas em diversos municípios do país”, destacou.
A prefeita finalizou informando que uma reunião com os agentes comunitários de saúde será realizada nesta sexta-feira (01/8), para prestar todos os esclarecimentos e reafirmar o compromisso da gestão com os trabalhadores da saúde.