Plano Audacioso: Nos últimos quatro anos, a prefeita Marina Pandolfo (União Brasil) 44, tem sido um pilar de transformação para o município de Nhamundá, agora apresenta plano audacioso, especialmente para as comunidades do interior que enfrentaram o abandono e a falta de acesso a serviços essenciais.
Desde o início de sua gestão, Marina demonstrou um compromisso com essas comunidades, visitando-as regularmente e estabelecendo um diálogo contínuo com seus moradores. Essa proximidade com a população do interior marcou uma ruptura com o passado, onde essas áreas só recebiam atenção durante os períodos eleitorais.
Agora, candidata à reeleição pelo União Brasil, ao lado de seu vice-prefeito Neto Carvalho, Marina apresenta novas propostas para continuar o desenvolvimento da zona rural de Nhamundá. A coligação “Unidos por uma Nhamundá Cada Vez Melhor”, que inclui os partidos Republicanos, PP, Pode, União e Solidariedade, busca garantir que as conquistas dos últimos quatro anos sejam mantidas e ampliadas.
Marina Pandolfo enfatiza que 2024 é um ano crucial, não apenas pela continuidade de uma gestão pública feminina, mas também pela oportunidade de reforçar o protagonismo das mulheres, inspirado pelas guerreiras Ycamiabas, as ancestrais da região. Seu novo Plano de Governo, caso reeleita, traz propostas que têm como foco o setor primário, a agricultura familiar e a melhoria da qualidade de vida no interior.
O plano audacioso inclui o fortalecimento das parcerias com instituições de ensino e pesquisa como EMBRAPA, UFAM, UEA, INPA, IFAM e SENAR, para a introdução de novas tecnologias voltadas ao setor primário. Também prevê a mecanização de áreas para o plantio de mandioca e a construção de casas de farinha mecanizadas nas comunidades polos Santa Maria do Mamuriacá e Sagrado Coração de Jesus – Aduacá, ampliando a cadeia produtiva.
Outro ponto importante é a instalação de uma empacotadora de farinha em Nhamundá, visando a comercialização no mercado externo, o que impulsionará a economia local. Além disso, Marina propõe a orientação técnica aos produtores rurais para a implantação de sistemas agroflorestais, promovendo a sustentabilidade e o aumento da produtividade.
A realização da feira do produtor rural e economia criativa a cada 15 dias, com a manutenção da compra dos excedentes para doação às famílias carentes, é outra medida que visa incentivar a produção local. O plano inclui ainda a criação do programa Plano Safra Municipal “Campo Forte, Mesa Farta”, que prevê a doação de insumos, sementes e mecanização aos produtores, garantindo uma agricultura mais forte e diversificada.
Marina também propõe o subsídio integral para a vacinação da brucelose e exames de cavalos para eventos agropecuários, além do fortalecimento do programa de inseminação artificial em bovinos e bubalinos. A aquisição de uma balsa para a passagem de gado e a readequação da Lei de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) são medidas para assegurar a qualidade dos produtos de origem animal.
A constância nas visitas técnicas aos produtores rurais, no mínimo duas vezes ao mês, e a recuperação de ramais para escoamento da produção são ações planejadas para facilitar a vida dos agricultores. Além disso, a construção da sede da Secretaria de Produção e a aquisição de um caminhão frigorífico para o transporte de carnes visam garantir melhores condições para os produtores.
O plano de Marina incentiva a criação de frangos, suínos, plantação de frutas e verduras, promovendo a agricultura familiar e a segurança alimentar da região. Outro aspecto é o apoio à criação de novas associações e cooperativas agrícolas, facilitando o acesso a chamadas públicas e promovendo o desenvolvimento sustentável.
Por fim, Marina propõe a promoção de eventos como ciclos de palestras e mesas redondas com produtores, profissionais e autoridades, para debater os problemas e soluções na agricultura e pecuária local.
Com essas propostas, Marina Pandolfo e Neto Carvalho reafirmam seu compromisso com o futuro de Nhamundá, garantindo que a zona rural continue a avançar, com mais oportunidades, desenvolvimento e qualidade de vida para todos os seus habitantes.
PAM1.COM.BR
(92) 991542015