DA REDAÇÃO: Professor Erasto Lopes de Oliveira, membro do Povo Indígena Sateré Mawé da região do Alto Andirá, deve assumir entre os dias 22 ou 25 de agosto de 2023, uma cadeira de vereador na Câmara Municipal de Barreirinha. Carinhosamente conhecido como Professor Erasto na cidade, ele ocupará o lugar deixado pelo vereador João Pereira Vasconcelos, do PL.
João Vasconcelos, que obteve a maior quantidade de votos nas eleições de 2020 em Barreirinha, com um total de 687 votos, decidiu se afastar temporariamente do cargo. Esse afastamento se dá em razão de problemas de saúde que persistem após complicações da COVID-19. O vereador João Vasconcelos, quando contraiu o coronavírus, enfrentou internações e ainda sofre com as sequelas.
A adição do Professor Erasto Lopes de Oliveira à Câmara traz uma nova representação para o Povo Indígena Sateré Mawé. Ele é suplente do PL e obteve na eleição de 2020 um total de 149 votos.
O Professor Erasto é filho de Tomas Batista Oliveira, um líder indígena e também funcionário da FUNAI. Vale mencionar que já existe outro vereador indígena, Erasmo Batista Sateré, do PSD, que começou seu mandato no início de abril de 2023. Erasmo assumiu a função no lugar de Mecias Junior Bulete, outro indígena, que atualmente é coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Parintins.
No âmbito acadêmico, Professor Erasto Lopes de Oliveira é um estudante de direito na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), campus de Parintins. Sua presença como vereador indígena na Câmara Municipal de Barreirinha reforça a importância da representatividade e do comprometimento com questões relevantes para a comunidade indígena da região.
PAM1.COM.BR
(92) 991542015