Professora Graciele Leite deixou legado em Maués

Em respeito à sua história e contribuição, a prefeita Macelly Veras (PDT) e o vice-prefeito Paulo Rodrigo (PP) decretaram luto oficial de três dias no município, conhecido como a "Terra do Guaraná".

Compartilhe:

A cidade amanheceu com a triste notícia do falecimento da professora Graciele Leite, ocorrido na manhã de sexta-feira, 28 de março. Reconhecida por sua trajetória marcante na educação e por seu legado na formação de gerações, Graciele foi homenageada com mensagens de pesar vindas de diversos setores da sociedade.

Em respeito à sua história e contribuição, a prefeita Macelly Veras (PDT) e o vice-prefeito Paulo Rodrigo (PP) decretaram luto oficial de três dias no município, conhecido como a “Terra do Guaraná”. A decisão foi publicada em nota oficial da Prefeitura, destacando o compromisso de Graciele com a educação e sua importância na construção social e cultural de Maués.

“É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento da professora Graciele Leite, ocorrido na manhã de hoje (28). A professora Graciele dedicou sua vida ao ensino e à formação de gerações de estudantes, deixando um legado de amor pelo aprendizado e pela educação.”

“Seus valores, sabedoria e carinho foram fundamentais na trajetória de muitos alunos e colegas. Ela será sempre lembrada por sua paixão pelo conhecimento e pela dedicação que teve à sua profissão. Neste momento de dor, expressamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e todos que tiveram a honra de conviver com dona Graciele. Que sua alma encontre paz e que possamos honrar sua memória seguindo os ensinamentos que compartilhou durante sua vida. Fica decretado luto oficial de três dias no município de Maués”, diz a nota assinada pela prefeita e pelo vice-prefeito.

Professora Graciele era mãe do deputado federal Sidney Leite (PSD) e avó do ex-prefeito Júnior Leite (União Brasil). Mesmo com divergências políticas locais, a atual gestão municipal fez questão de demonstrar respeito à família e à história de vida da educadora.

A comunidade escolar, ex-alunos, lideranças políticas e a população em geral também manifestaram solidariedade nas redes sociais, enaltecendo o legado de uma mulher que fez da sala de aula um espaço de transformação e esperança.

Entre as manifestações mais emocionantes, o G.R.E.S. Em Cima da Hora — uma das mais tradicionais escolas de samba de Maués — também publicou nota em tom de profunda comoção:

“É com profunda consternação, em nome do G.R.E.S. Em Cima da Hora, que recebemos a notícia de mais uma perda para a nação Soberana. Hoje, toda a comunidade veste o luto por mais uma de suas filhas que se despede de nós.”

“Foram anos de um coração batendo em um ritmo apaixonado e intenso. O coração de Graciele Leite parou. No bairro da Maresia, foi uma pessoa fundamental na história de nossa escola. Melhor dizendo, de SUA escola, pois esse amor cresceu nela.”

“Foi colaboradora, torcedora, incentivadora da nossa escola, tendo sempre atuação marcante, traço de sua personalidade forte e perfeccionista, assim como seus belos chapéus e colares verde e branco que não podiam faltar — era uma marca sua que ficará na memória.”

“É mais uma despedida difícil para todos nós sambistas e amantes do Carnaval. Mais ainda para quem pôde conviver e aprender com a mestre. Seguiremos daqui, orgulhosos em saber que você nos levará em seu coração, essa paixão verde e branco que contagiava.”

“Que sua luz continue firme, que a sua força espiritual e fé inabalável nos faça vencer. Obrigada por tudo, por toda doação, pelos fogos que sempre fez questão de doar, pelos destaques que sempre fez questão de ajudar. Pois, quando se aproximavam os desfiles, dias antes, ia ou mandava alguém perguntar o que estava faltando no galpão para poder ajudar.”

“Que sua passagem seja cheia de luz, assim como você foi em nossas vidas, na vida de seus alunos, de seus filhos, netos, bisnetos, familiares e amigos.”

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página