Projeto da Prefeitura de Nhamundá trabalha leitura e escrita com detentos para redução de penas

O projeto é realizado pela Secretaria de Educação desde 2023 e tem alcançado resultados positivos

Compartilhe:

A Prefeitura de Nhamundá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e em parceria com a Defensoria Pública, realizam, desde 2023, o projeto “Remição pela Leitura e Escrita”, com detentos da Unidade Prisional de Nhamundá. Além de trabalhar e estimular a leitura e escrita, o projeto também contribui para a redução das penas concedidas aos detentos.

Sob a supervisão da Coordenação Pedagógica da Semed, o projeto é desenvolvido através de visitas técnicas à delegacia para auxiliar os internos locais na construção da escrita interpretativa dos textos literários. O intuito, além da redução dos dias de pena, visa promover interação sociável e educativa, acreditando que o conhecimento impulsiona pessoas para um recomeço de vida digno e colaborativo para a sociedade em geral.

De acordo com a coordenadora, Maria Sarraff, a atividade é realizada mensalmente e contribui para a formação educacional dos detentos. “A gente faz atividades de leitura e escrita, porque alguns deles pararam na quarta série ou não concluíram os seus estudos. Então a gente precisa fazer atividades de leitura bem curtas, atividades como se fossem para crianças, mas eles também fazem leituras de livros, produzem textos, resenha interpretativa, e assim a gente desenvolve o projeto”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, em breve sairá um livro de relatos pessoais escritos por eles e sobre eles. “Eles escreveram sobre a vida deles. Tudo isso já foi coletado, o material já foi encaminhado e acredito que lá pra junho a gente já consiga ter esse resultado em livros. Tanto os livros como os materiais utilizados nas oficinas, são ações realizadas nas parcerias entre a Semed e a Defensoria Pública”, finalizou.

A Prefeitura de Nhamundá, por meio de prefeita Marina Pandolfo, tem um papel fundamental nesse projeto, tendo em vista que assim como acontece com os demais públicos, também procura promover novas formas de recomeços e socialização com os detentos da unidade prisional do município, dando total incentivo, apoio e condições para o trabalho desenvolvido pela Semed e a Defensoria Pública.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página