Rebeca Andrade vai ser poupada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Depois de ter brilhado no Mundial da Antuérpia de ginástica artística com cinco medalhas, a campeã olímpica vai ficar fora da disputa do solo e, por consequência, do individual geral, provas em que é a atual vice-campeã mundial. Assim, a ginasta de 24 anos vai poder conquistar no Chile até quatro medalhas.
A decisão de poupar Rebeca foi tomada pelo técnico Francisco Porath depois do treino de pódio na noite de quinta-feira, uma espécie de ensaio geral da ginástica. A campeã olímpica até passou a coreografia para os árbitros, mas sem fazer suas acrobacias.
Com a decisão de ficar fora do solo e do individual geral na sua estreia em Jogos Pan-Americanos, Rebeca vai ganhar um dia de descanso entre a final por equipes e os dois dias de finais por aparelhos. Do contrário, competiria quatro dias seguidos. Como parâmetro, no Mundial da Antuérpia, ela só chegou a ter três dias consecutivos de disputas.
Rebeca Andrade no Pan de Santiago — Foto: Ricardo Bufolin/CBG
Rebeca entra em ação na classificatória deste domingo, às 18h (de Brasília), com apresentações que valem também para a final por equipes. Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Carolyne Pedro completam o grupo.
Jade Barbosa, Júlia Soares, Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Carolyne Pedro — Foto: Ricardo Bufolin/CBG
Por Marcel Merguizo, Ge