DA REDAÇÃO: O Distrito Sanitário Especial Indígena Parintins – DSEI-PIN tem se empenhado em levar assistência à saúde a todas as aldeias e povos originários que sofrem com o impacto da estiagem de 2023 na região do Baixo Amazonas. As ações implementadas nas aldeias foram apresentadas pelo coordenador do DSEI/PIN, Mecias Jr, ao Secretário Nacional Weibe Tapeba, da Secretaria de Saúde Indígena SESAI, que visitou Manaus em 30 de outubro de 2023.
O Secretário do SESAI, Weibe Tapeba, conduziu a programação na Capital do Amazonas, a “reunião da mesa nacional de negociação permanente do SUS e a reunião sobre a situação atual da CASAI Manaus e a proposta de melhorias.” O tuxaua da Aldeia Guaranatuba, Eudes Batista Sateré, coordenador do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) do Dsei/PIN, também participou do encontro com Weibe Tapeba.
Nesse contexto, de acordo com Mecias Jr, o DSEI Parintins tem agido de forma organizada para garantir assistência a todas as aldeias, e o transporte aéreo desempenha um papel crucial no socorro aos povos indígenas. “Para isso, intensificamos o uso do transporte aéreo para levar as equipes de saúde aos polos base, transportar medicamentos e insumos para a atuação das Equipes Multiprofissionais de Saúde Indígena (EMSI). Além disso, facilitamos o acesso das EMSI às aldeias isoladas para desenvolver ações de saúde, realizar remoções de pacientes em situações de urgência e emergência em aldeias remotas e de difícil acesso. Também o transporte aéreo facilitou o retorno de pacientes a aldeias isoladas e de difícil acesso, além de permitir a entrada da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde Indígena (NASI) para apoiar nossas EMSI, bem como o monitoramento dos Serviços Administrativos de Apoio (SAA).”, avaliou o coordenador do Dsei/PIN.
Mecias Jr também destacou a contribuição do líder indígena Jecinaldo Sateré, coordenador-geral dos Direitos Sociais Indígenas, e da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, na ajuda aos povos originários do Amazonas. Ele afirmou: “Temos que agradecer a todos os nossos parentes que nos auxiliam nesse momento difícil com a seca. Temos aldeias muito isoladas. O presidente Lula é um visionário, pois o Ministério dos Povos Indígenas tem realmente atuado na promoção dos direitos dos povos indígenas, fornecendo assistência em saúde, alimentação e educação. Muitas ações estão ocorrendo no Baixo Amazonas, e o Secretário Weibe Tapeba recebeu atentamente nossos apelos”, disse Bulete.
O DSEI/PIN atende os povos indígenas dos municípios de Nhamundá, Barreirinha, Parintins, Boa Vista do Ramos e Maués.”
PAM1.COM.BR