Durante toda a manhã desta terça-feira (02.04), a cidade de Autazes foi palco de uma mobilização especial em prol da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Ação em Saúde – Abril Azul, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), na gestão do secretário Municipal de Saúde, Ráiner Figueiredo em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), reuniu famílias, profissionais da saúde e educação, além de membros da comunidade, em uma caminhada pela Avenida 20 de Dezembro, no Centro da cidade.
O evento teve início às 8h, com a abertura oficial e a largada da caminhada, que contou com a participação de 151 famílias com crianças autistas. O objetivo principal foi informar a sociedade sobre o TEA, reduzir a discriminação e incentivar o debate sobre os direitos e necessidades das pessoas autistas. Após o percurso, os participantes seguiram para o Restaurante Serrão, onde foram realizadas diversas atividades, incluindo oficinas lúdicas e brincadeiras para as crianças. No local, também foram oferecidos lanche e água para todos os presentes.
A solenidade seguiu com a participação de autoridades municipais. O secretário Municipal de Saúde, Ráiner Figueiredo, discursou sobre a importância da conscientização e do suporte em saúde para as famílias e pessoas autistas. “Esta ação é essencial para falar sobre os direitos deles e delas, o apoio que podemos proporcionar às famílias. O dia deles é todos os dias e nós, quanto à saúde, sempre faremos o possível para proporcionar um Sus de qualidade aos TEAs e seus familiares”, declarou.

A programação também contou com uma apresentação musical do saxofonista Antônio Jefte e uma roda de conversa com especialistas. A fonoaudióloga Joyce Leão, o psicólogo Dr. Igor Breláz, a assistente social Débora Mota e um representante da equipe pedagógica da APAE abordaram o tema “Desmistificando o TEA”, trazendo informações sobre diagnóstico, inclusão e direitos das pessoas autistas.
A dona de casa Maria do Rosário, de 48 anos, conta que possui uma filha TEA e se sentiu agradecida pelo evento realizado hoje. “Somos muitas famílias atípicas eventos como este só reforçam o apoio que precisamos para continuar lutando pela saúde de deles e delas. Muito agradecida por tudo que vivi no dia de hoje aqui”, disse.
O evento foi encerrado com agradecimentos à Prefeitura de Autazes, SEMSA e APAE, que uniram esforços para tornar a iniciativa possível. A caminhada e as ações reforçaram a importância do Dia Mundial e Nacional de Conscientização sobre o Autismo, destacando que a informação é essencial para combater o preconceito e garantir uma sociedade mais inclusiva.