O Flamengo venceu o Cruzeiro por 2 a 0 no Mineirão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta foi a primeira partida de Tite no comando rubro-negro. Em coletiva, o treinador falou sobre esses primeiros dias de trabalho e celebrou a vitória lembrando a família e os netos, filhos do auxiliar Matheus Bacchi, que acompanharam de casa.
– Foi muito intenso e vai continuar dessa forma. Entrar dentro de um trabalho e procurar as informações corretas para iniciar o trabalho com a relação de confiança humana. Eu olho para o Fabinho e faço o agradecimento pelas informações. Foi importante para nós, para um trabalho de distribuição de carga para que o atleta tivesse estimulo e ‘fresh’ para o jogo – disse em coletiva.
Ao ser questionado sobre o que projetar para o Flamengo até o final do Brasileirão, o treinador foi cauteloso com os objetivos, mas não escondeu a felicidade em ter conquistado a primeira vitória logo na estreia. Tite relembrou a família, que ficou no Rio de Janeiro acompanhando a partida.
Tite celebra vitória em estreia pelo Flamengo, lembra dos netos e projeta Brasileirão: “É jogo a jogo”O treinador conseguiu a vitória por 2 a 0 em cima do Cruzeiro no MineirãoPor Fred Gomes — Rio de Janeiro19/10/2023 21h28 Atualizado há 7 minutos O Flamengo venceu o Cruzeiro por 2 a 0 no Mineirão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta foi a primeira partida de Tite no comando rubro-negro. Em coletiva, o treinador falou sobre esses primeiros dias de trabalho e celebrou a vitória lembrando a família e os netos, filhos do auxiliar Matheus Bacchi, que acompanharam de casa (veja o vídeo na matéria).- Foi muito intenso e vai continuar dessa forma. Entrar dentro de um trabalho e procurar as informações corretas para iniciar o trabalho com a relação de confiança humana. Eu olho para o Fabinho e faço o agradecimento pelas informações. Foi importante para nós, para um trabalho de distribuição de carga para que o atleta tivesse estimulo e ‘fresh’ para o jogo – disse em coletiva.Confira a coletiva de Tite após a estreia pelo FlamengoAo ser questionado sobre o que projetar para o Flamengo até o final do Brasileirão, o treinador foi cauteloso com os objetivos, mas não escondeu a felicidade em ter conquistado a primeira vitória logo na estreia. Tite relembrou a família, que ficou no Rio de Janeiro acompanhando a partida.- Orgulho e desafiador o trabalho. É jogo a jogo. Não dá para fugir disso. Se ficar projetando outras situações vamos perder o foco. É ficar feliz, sem medo de ficar feliz. É ficar contente. Claro que a minha família está contente. Claro que meus dois netinhos estão contentes. Não é desrespeito ao adversário. É comemorar conosco. Não é curtir a dor dos outros. Eu admiro o Zé Ricardo. Uma coisa é a disputa dentro do campo. Outra são as coisas humanas que transcendem. Eu tenho um carinho pelo Ronaldo Fênomeno. Mas agora eu tenho a felicidade de estar em um clube extraordinário que me dá a condição de trabalhar. É um peso a responsabilidade. Mas estou feliz. É muito difícil ganhar do Cruzeiro aqui. Mudou a formatação tática, eles exigiram muito da gente – desabafou Tite.
Ainda no primeiro tempo, Tite fez uma mudança tática que foi fundamental para o Flamengo começar a ter o controle do jogo. Colocou Gerson na direita e Everton Ribeiro no meio. O treinador justificou a troca com base nas análises dos últimos três jogos.
— A mudança tática tem aquilo que é o componente nesses últimos três jogos. A equipe se ajustou, se repetiu e ganhou confiança. Eu dei sequência a esse trabalho em cima de dois articuladores. Como no lado esquerdo, a gente precisava de um jogador um pouco mais físico e de retenção e depois uma flutuação do Everton Ribeiro, a gente fez a troca.
Neste primeiro jogo, Tite não fez muitas mudanças em relação ao time antes de sua chegada. No time titular, David Luiz foi o substituto do suspenso Léo Pereira, mas deixou o gramado lesionado e deu vaga a Pablo. As outras alterações no segundo tempo foram: Everton Cebolinha no Bruno Henrique, Arrascaeta no Everton Ribeiro e Gabigol no Pedro. O treinador analisou a atuação dos reservas.
– O Cruzeiro começou melhor. Mais acelerado, tendo uma fluência maior. O campo não permitiu uma velocidade maior nossa. Nos primeiros 15 minutos eles colocaram um ritmo muito forte. Nós fomos nos ajustando, colocando ritmo, naquilo que é a característica do Flamengo. Ele gosta de ter a bola. Eu gosto de ter a bola. Então, que agregasse essa qualidade que o time tem – disse antes de continuar:
– Quero fazer um registro: entrar em jogos assim é muito difícil. Os quatro atletas que entraram, entraram muito bem. Isso é muito importante e difícil. Os jogos têm sido muito difíceis. Com exceção do Botafogo que disparou, no bloco alto, uma disputa muito acirrada, embaixo também. Todos poderem dar sua contribuição me deixou muito feliz – encerrou.
Com a vitória, o Flamengo chega aos 47 pontos e está no G-4. O Rubro-Negro volta a campo no domingo, contra o Vasco, pela 28ª rodada do Brasileirão. Este será o primeiro jogo de Tite no Maracanã.
Por Fred Gomes, Ge